Segunda-Feira, 15 de julho de 2019.

GRUPO LITERÁRIO A ILHA: 39 ANOS DE LITERATURA

       Por Luiz Carlos Amorim – Escritor, editor e revisor – Fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA, que completou 39 anos em 2019. Cadeira 19 da Academia Sulbrasileira de Letras. Http://lcamorim.blogspot.com.br – http://www.prosapoesiaecia.xpg.uol.com.br

Junho de 2019. Estamos comemorando mais um aniversário do Grupo Literário A ILHA, quando ele completa 39 anos de existência e resistência, criando e mantendo espaços para a poesia e a literatura de Santa Catarina e de todo o país, divulgando as nossas letras para o mundo todo.

Parece que foi ontem: da vontade de alguns novos escritores em mostrar seu trabalho surgiu a necessidade de uma entidade, uma agremiação que propiciasse a sua reunião. Então o Grupo Literário A ILHA foi fundado, em São Francisco do Sul, em 1980. Ao mesmo tempo foi lançada a revista Suplemento Literário A ILHA, cria do jornal do mesmo nome, hoje extinto. O grupo migrou para Joinville em 1982 e, no ano de 2000, transferiu-se para Florianópolis, outra ilha, continuando o trabalho desenvolvido até então. As atividades do grupo, no início, constituiam-se da edição do Suplemento Literário A ILHA, da exibição do Varal da Poesia, do Recital de Poemas, na Feira de Arte e Artesanato, nas escolas e festas e também das Oficinas Literárias, no grupo e nas escolas. Hoje, além da revista, o grupo publica antologias e livros solo, através das Edições A ILHA. São quase cem títulos com o selo da editora. O Varal da Poesia transformou-se no Projeto POESIA NO SHOPPING, exibido por todo o estado e novos projetos foram colocados em prática, como o pioneiro POESIA NA RUA - poesia em out-doors pelas principais cidades catarinenses, criado em 1995. Outros projetos como PACOTE DE POESIA – na verdade, um livro: a capa é um pacote, as páginas são folhas soltas dentro dele; POESIA CARIMBADA - o suporte da poesia, neste caso, pode ser qualquer superfície; SANFONA POÉTICA - folders com meia dúzia de poemas de um ou mais autores; POESIA NA ESCOLA - apresentações de poesia em vídeo e fotos, para uso nas escolas; O SOM DA POESIA - gravação de declamação de poemas -, projetos que vieram dar mais força à divulgação da poesia feita pelo grupo, além é claro, do portal PROSA, POESIA & CIA., o Grupo A ILHA na Internet para todo o mundo, em http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br .
Descrição:
                                                          http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/outdoorcruzexp1.jpgO Grupo Literário A ILHA comemorou seu vigésimo aniversário, na virada do século, colocando a poesia de Cruz e Sousa na rua, com uma edição especial do PROJETO POESIA NA RUA, que consistiu-se de três out-doors - dois com trechos de poemas do maior poeta catarinense e um em sua homenagem. No próximo ano, o Projeto Poesia na Rua com os poemas de Cruz e Sousa voltam às ruas do Estado para comemorar os quarenta anos do grupo e da revista.

Nestas quase quatro décadas, o Grupo A ILHA promoveu lançamentos de cerca de uma centena de livros pelo Estado de Santa Catarina e também em outros estados, visitou, levando palestras dos seus escritores, o Varal da Poesia e o Recital de Poemas a escolas, festas, bancos, bares, supermercados, museus, etc. O Grupo Literário A ILHA participou e participa de vários Salões Internacionais do Livro pela Europa, assim como Feiras do Livro em países como Portugal e Espanha, levando a literatura dos brasileiros e portugueses aos quatro cantos do mundo, publicando em antologias, revistas, jornais e portais em vários países. A produção de escritores do grupo já foi traduzida para vários idiomas e publicada em países como India, Russia, Estados Unidos, Itália, França, Cuba, Espanha, Uruguai, México, etc.
O Grupo Literário A ILHA é o grupo literário que mais tempo persiste na caminhada, no objetivo de popularizar a poesia, através dos mais diversos meios. É o mais perene do género em Santa Catarina e no sul do Brasil, quiçá no país. As novas tecnologias têm ajudado muito nisso: o advento da informática veio ajudar, primeiro, na edição e confecção da revista e das outras publicações, como livros, folders, cartazes - a editoração ficou mais simples e prática, a revista, que começou como um mimeografado dos anos oitenta, hoje é uma revista colorida, com uma apresentação e um conteúdo impecáveis.

E a internet, com a comunicação instantânea, faz a disponibilização imediata de todo conteúdo em qualquer lugar do mundo, a qualquer tempo. O portal do grupo na internet, PROSA, POESIA & CIA. e a edição on line em e-book das revistas SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA e ESCRITORES DO BRASIL, com milhares de acessos à cada edição, são as maiores audiências do grupo. Também a revista MIRANDUM, da Confraria de Quintana.

No portal, em http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br , o leitor encontra as edições on-line de dezenas de números da revista Suplemento Literário A ILHA, e várias outras seções, como Grandes mestres da poesia, com nomes como Quintana, Cora Coralina, Cruz e Sousa e outros; Autores Catarinenses; Literatura Infantil, com biobibliografia e trechos da obra destes autores para um público tão exigente; Livros On-Line, com edições virtuais de livros de poemas em inglês, espanhol e português; as antologias "Todos os Poetas" e "O Tema do Poema", já com centenas de poetas publicados. E recém colocadas no ar, as seções "Entrevistas com Escritores" e "Artigos sobre Literatura", "Feira de Contos" e "Crônica da Semana".

O GRUPO LITERÁRIO A ILHA é um universo de literatura. Que venham mais quarenta anos de muita cultura e incentivo à leitura.

                                                ****************************

Luiz Carlos Amorim é fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA em SC, com 39 anos de atividades e editor das Edições A ILHA. Ocupante da cadeira 19 da Academia Sul Brasileira de Letras. 
Editor de conteúdo do portal PROSA, POESIA & CIA. e autor de 32 livros de crônicas, contos e poemas, três deles publicados no exterior. Colaborador de revistas e jornais no Brasil e exterior – tem trabalhos publicados na Índia, Rússia, Grécia, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Cuba, Argentina, Uruguai, Inglaterra, Espanha, Itália, Cabo Verde e outros, e obras traduzidas para o inglês, espanhol, bengalês, grego, russo, italiano, francês -, além de colaborar com vários portais de informação e cultura na Internet, como Rio Total, Telescópio, Cronópios, Alla de Cuervo, Usina de Letras, etc. 
O autor assina, também, o Blog CRONICA DO DIA, em Http://lcamorim.blogspot.com 

Categoria artigos, articulista

Luiz Carlos Amorim

Luiz Carlos Amorim é fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA em SC, com 38 anos de atividades e editor das Edições A ILHA. Ocupante da cadeira 19 da Academia Sul Brasileira de Letras. 
Editor de conteúdo do portal PROSA, POESIA & CIA. e autor de 32 livros de crônicas, contos e poemas, três deles publicados no exterior. Colaborador de revistas e jornais no Brasil e exterior – tem trabalhos publicados na Índia, Rússia, Grécia, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Cuba, Argentina, Uruguai, Inglaterra, Espanha, Itália, Cabo Verde e outros, e obras traduzidas para o inglês, espanhol, bengalês, grego, russo, italiano, francês -, além de colaborar com vários portais de informação e cultura na Internet, como Rio Total, Telescópio, Cronópios, Alla de Cuervo, Usina de Letras, etc. 
O autor assina, também, o Blog CRONICA DO DIA, em Http://lcamorim.blogspot.com 




Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA DO ARTICULISTA