Berçário: o que os pais devem avaliar na hora da escolha 

Compartilhe:





Saiba o que analisar antes de escolher o berçário

 

No momento exato de escolher a creche para seu filho, os pais precisam estar atentos à dicas para escolher uma instituição que promova os cuidados necessários ao desenvolvimento infantil. Alguns detalhes devem ser analisados com cuidado porque fazem grande diferença na rotina familiar e no desenvolvimento do bebê.

A escolha da creche ideal começa com a visita à berçários disponíveis e que se enquadram nas expectativas da família. É importante visitar o local sem horário marcado, afinal, fica mais fácil analisar a rotina dos profissionais com os bebês o mais próximo da realidade. Procure conversar com outras mães e pais que tem filhos matriculados nesta instituição para saber a opinião deles.

Veja o que mais observar:

Infraestrutura 

O berçário deve ser analisado pelos responsáveis, afinal, a infraestrutura adequada indica a preocupação e os cuidados com os bebês. É importante observar se os brinquedos são higienizados e adequados a cada faixa etária, se quinas de móveis estão protegidas, tomadas cobertas, etc.

Observe a equipe que seu bebê terá contato

Analise como a equipe se comporta com os bebês. Essas pessoas serão responsáveis por cuidar do seu bebê enquanto você se dedica a outras atividades, então é importante tentar garantir que haja profissionalismo e amor no que está sendo feito. Verifique se a quantidade de profissionais é suficiente para o número de bebês. Recomenda-se, no máximo, oito bebês para cada duas cuidadoras. 

Veja alimentação e higiene do local

Durante a sua visita, verifique se a instituição possui ambientes limpos e organizados, com ventilação e iluminação adequadas. Alguns berçários possuem, além da equipe pedagógica, profissionais da área de saúde, como nutricionista e enfermeira. Caso não tenha disponível, questione qual é o procedimento adotado quando há uma emergência relacionada à saúde de um bebê ou em caso de acidentes.

 

Veja como funciona a rotina de atividades

É importante observar se o berçário possui uma rotina de atividades bem estruturadas e com horários fixos para incentivar o desenvolvimento motor, cognitivo, sensorial e social dos bebês. A equipe pedagógica deve propor atividades lúdicas, com música, contação de histórias, brincadeiras em grupo, entre outras.

A mensalidade está de acordo com seu orçamento?

Um fator muito importante: a mensalidade do berçário deve pesar na decisão. Afinal, os pais precisam lidar com uma série de outras despesas. Uma alternativa interessante que vem sendo muito utilizada por pais e responsáveis é recorrer ao apoio de bolsas de estudo para berçário. É possível conseguir 50% de desconto no valor da mensalidade. Para conseguir o benefício, basta realizar inscrição no site AMAPÁ DIGITAL , parceiro do programa https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao-basica/?p=amapadigital.

 

Fonte:  Agência Educa Mais Brasil

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA COTIDIANO