VocĂȘ conhece a Psicologia do Esporte?

Compartilhe:





Profissionais deste ramos da Psicologia atuam nos contextos esportivos

 

Além dos cuidados com o corpo físico, as emoções e percepções mentais dos atletas são importantes para garantir o bom desempenho no esporte. A Psicologia do Esporte é uma ciência recente que estuda as características psicológicas de indivíduos envolvidos com atividades esportivas e físicas.

A análise sobre a atuação deste ramos da Psicologia teve início no final do século XIX, com estudos e pesquisas sobre os aspectos psicológicos presentes nas atividades físicas e do esporte. Em 1920, Griffith e Schulte lançam importantes publicações sobre a psicologia no desporto e treinamento. 

Ao longo dos anos, a área foi ampliada e diferentes estudos passaram a ser realizados com o intuito de promover o desenvolvimento de novas teorias sobre a investigação científica do comportamento humano em contextos, espaços e ambientes esportivos, contribuindo de forma significativa para ampliar os conhecimentos na área. 

Apesar dos avanços científicos conquistados, ainda é comum que profissionais dedicados à esta área sofram preconceito. Por isso, apesar de encontrar um mercado com diferentes possibilidades, o psicólogo do esporte ainda enfrenta muita resistência dos demais. 

 

O que faz o psicólogo do esporte?


A presença deste profissional é um diferencial nos esportes de alto rendimento por favorecer a preparação emocional necessária para os atletas conquistarem o equilíbrio entre a saúde física e mental. O psicólogo do esporte lida com questões relacionadas a motivação, liderança, superação, bem-estar psicológico, espírito de equipe, violência, entre outros temas.

Para ser psicólogo e atuar na área esportiva é necessário concluir o curso de Psicologia e possuir registro no Conselho Federal de Psicologia. O profissional pode se especializar na área para tornar o currículo diferenciado e alcançar melhores oportunidades. 

O principal campo de atuação está nas equipes de alto rendimento, no entanto, a Psicologia esportiva se aplica a diferentes segmentos, como projetos sociais, recuperação psicológica relacionada ao período de reabilitação de lesão, esporte no ambiente escolar, entre outros.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA COTIDIANO