Confira dicas para manter o foco dos estudantes nas aulas

Compartilhe:





A concentração é essencial para o desenvolvimento do aluno

Com o retorno das aulas, um dos inúmeros desafios para os professores é manter a concentração dos alunos. Associados a esse desafio, estão outros que tornam ainda mais complicada a compreensão dos assuntos que o educador está apresentando. Conversas na hora da aula e o uso das mídias digitais são as principais distrações. Com o uso cada vez mais precoce e ilimitado da internet, as crianças tendem a estar mais distraídas, não só em sala de aula, mas em qualquer ambiente em que o uso seja acessível. Confira dicas para na hora dos estudos.

 

Faça da tecnologia uma aliada

Já dizia o ditado “se você não pode contra o seus inimigos, alie-se a eles”. Usar as tecnologias a favor de uma atividade mais dinâmica é a solução. Os benefícios das novas tecnologias na educação são perceptíveis quando elas são utilizadas com equilíbrio e supervisão, favorecendo o processo de aprendizagem, despertando a curiosidade e melhorando a concentração dos alunos. Atualmente, existem diferentes ferramentas digitais para os educadores utilizarem em sala de aula e conseguirem dinamizar o ensino.

 

Seja dinâmico

Com a constante evolução da sociedade e dos meios digitais, é comum que as crianças da nova geração queiram estar inseridas. Com isso, é difícil que elas consigam manter o foco em algo monótono e sem atrativos. Proporcionar uma atividade dinâmica, com novos métodos e estratégias é importante para conquistar a atenção.

 

Estabeleça regras

Antes mesmo que o aluno tenha o primeiro contato com a sala de aula, é importante que ele saiba e conheça as regras que são estabelecidas para aquele ambiente. É importante expor que existem momentos apropriados para brincar e períodos para a exposição dos conteúdos e que esses momentos devem ser respeitados e valorizados. Nesses momentos, o dinamismo é essencial para que o estudante entenda que é possível combinar aprendizado e diversão.

 

Acompanhamento familiar

Assim como a escola, o núcleo familiar desempenha um papel de suma importância na aprendizagem das crianças. Pais ou responsáveis devem acompanhar o desenvolvimento dos pequenos, sempre indicando que comportamentos que não são tolerados em casa e na escola. O acompanhamento dos pais possibilita que sejam identificadas as áreas e períodos que os estudantes precisam ser cobrados e estabelecer uma parceria com a escola para que o desenvolvimento dos alunos seja cada vez maior.

 

Intervalos são importantes

Os intervalos devem fazer parte da rotina de aula. Eles são benéficos tanto para os alunos, quanto para os professores. O cansaço mental é um dos fatores que favorecem a dispersão no momento da aula. Nesse momento, atividades interativas podem ser aplicadas, como exercícios práticos, leitura de histórias ou aulas expositivas.

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA COTIDIANO