Fiscalização de combate à mosca da carambola inicia em março



A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro) vai instalar a partir de março, um posto fixo de fiscalização no Maracá, distrito de Mazagão, e que fica às margens da BR-156, que liga a capital Macapá ao município de Laranjal do Jari, no sul do Estado. A implantação do posto faz parte de uma das ações acordadas entre os governos do Pará e Amapá, para combater e erradicar a praga na região.

Segundo o diretor-presidente da Diagro, José Renato Ribeiro, a base fixa vai facilitar as fiscalizações de frutos que são transportados pela estrada com destino aos municípios da região sul do Amapá, onde não há presença da mosca.

“Nosso objetivo com isso é evitar que a praga chegue a esses municípios, ou que atravesse para o Pará, aonde o trabalho de combate vem se intensificando, principalmente, na fronteira com o Amapá”, destacou Ribeiro.

Na semana passada, quando cumpria agenda em Brasilia (DF), o diretor-presidente da Diagro recebeu do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a sinalização de reforço na liberação de recursos para ações de combate à praga no Estado. Para isso, uma equipe do Ministério ficou de vir a Macapá conhecer o trabalho que vem sendo feito e saber como o recurso será aplicado

“O governo federal vê o Amapá com um importante aliado para a economia brasileira. E erradicando a mosca da carambola, evita-se que ela avance e contamine outros centros produtores, o que seria prejudicial para o país, uma vez que somos um dos grandes exportadores de frutas”, avaliou José Renato.

A Diagro continua com as fiscalizações em portos da capital e de Santana, além do Aeroporto Internacional de Macapá, a fim de que nenhum fruto com a larva, saia do Estado.

Por: Ailton Leite /  Foto: Irineu Ribeiro/Secom

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL