Amapá recebe reconhecimento por colaboração ao Exército na execução da Base Cartográfica

Compartilhe:





A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) recebeu nesta quarta-feira, 17, o Diploma de Colaborador Emérito do Exército, em reconhecimento à colaboração do Governo do Amapá na coleta de dados para a consolidação da Base Cartográfica. A solenidade aconteceu em Manaus (AM) em comemoração aos 371 anos do Exército Brasileiro. Na ocasião, o Estado foi representado pelo secretário adjunto de Planejamento, Otávio Augusto Magalhães.

O processo de modernização da Base Cartográfica é considerado uma das mais recentes e importantes frentes de trabalho em parceria entre o Exército e o Governo do Amapá. Com a plataforma, o Estado passou a ter uma das mais modernas do país. Foram mapeados 75 mil quilômetros quadrados em todo o território amapaense. Os dados darão subsídios para a execução de políticas públicas importantes e essenciais para a sociedade, como no âmbito da saúde, segurança pública, infraestrutura e regularização fundiária.

"Agora que foi concluída, ela servirá como ferramenta de planejamento do Estado. E terá uma papel fundamental no processo de regularização fundiária iniciado pelo próprio Exército em convênio com o Amapá", afirmou Otávio Magalhães.

A base cartográfica possui dados referentes a estradas, pistas de pousos, comunidades ribeirinhas, áreas indígenas, regiões isoladas e uma série de outras utilidades. Essas informações podem ser usadas, por exemplo, para definir traçados e inclinações de estradas, para que o tráfego nela ocorra com segurança.

Por: Gabriel Dias

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA COTIDIANO