Caminhada TEAmo encerra a programação do abril azul realizada pelo MP-AP e parceiros



A I Caminhada TEAmo realizada pelo Ministério Público do Amapá (MP-AP) e parceiros, na tarde deste sábado (27), no Centro comercial de Macapá, encerrou o Abril Azul, mês de comemoração do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, no dia 2, de alerta e conscientização acerca da questão. Os promotores de justiça titulares da Promotoria da Saúde, André Araújo e Fábia Nilci, e o promotor de justiça Marco Valério, titular da Promotoria de Mazagão, coordenaram a ação com apoio do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOP-Cidadania), Gabinete Militar e Programa de Qualidade de Vida da instituição.

 

Na concentração, na Praça Veiga Cabral, e na dispersão em frente ao monumento da Fortaleza de São José de Macapá, o MP-AP contou com estrutura de apoio da 22ª Brigada de Infantaria de Selva do Exército. No percurso, apoio da Polícia Militar do Amapá (PM-AP), com batedores e jovens do projeto Cidadão Mirim, e equipe da Companhia de Trânsito de Macapá (CTMAC).

 

Crianças e jovens autistas com familiares, amigos e profissionais especialistas em Transtorno do Espectro Autista (TEA) participaram da Caminhada junto com membros e servidores do MP-AP, bem como dos integrantes da AMA/AP e da Associação Amapá Azul (AMAZUL-AP). Um grupo de universitários do curso de Pedagogia da Faculdade de Macapá (FAMA), representantes do Sindicato dos Servidores Públicos em Educação do Amapá (SINSEPEAP) e o Grupo da Melhor Idade Vida Feliz, do 4º Batalhão da Polícia Militar, reforçaram a mobilização de alerta à população amapaense com distribuição de material informativo.

 

No encerramento, o promotor de justiça Marco Valério falou em nome do MP-AP agradecendo a participação de todos e reforçou o convite para que a mobilização seja permanente. “Nós que temos filhos autistas sabemos da importância e necessidade de fortalecimento dessa conscientização e dessa atuação em rede. Agradecemos a todos que contribuíram para este momento”, manifestou.

 

“No dia 2 de abril, mundialmente se fala do autismo, e a gente resolveu estender pelo mês todo para poder intensificar o tema, pois um dia é pouco. Este ano, o movimento em Macapá teve um ganho muito grande com a entrada da Promotoria da Saúde porque fortaleceu nossa campanha, e com o apoio do Ministério Público as políticas públicas se tornam realidade”, comemorou Jani Capiberibe, presidente da AMA/AP.

 

Fábia Nilci também comemorou os resultados das ações que iniciaram com encontros promovidos pelo MP-AP para troca de informações das associações com os representantes das secretarias de Saúde do Estado (SESA) e Município (SEMSA), e também com o Centro Raimundo Nonato e o Núcleo de Avaliação do Neurodesenvolvimento (NANDE), sobre o acolhimento e atendimento especializado, e que finalizam as atividades programadas para o mês azul com a realização da caminhada.

 

“A intenção da Promotoria da Saúde e CAOP da Cidadania foi despertar na sociedade a consciência de que existem pessoas autistas que precisam estar incluídas na sociedade. Instauramos procedimento para que Estado e Município passem, de fato, dentro da rede SUS, dar o atendimento que essas famílias precisam para as pessoas autistas. Durante o mês, desenvolvemos campanhas nas redes sociais para divulgar os sinais que ajudam a identificar o autismo e despertar aqueles que têm dúvida para buscar o serviço, bem como orientar onde encontrar apoio. Junto com a rede estamos tentando fortalecer esse apoio às famílias que precisam do atendimento dentro do SUS. Esse nosso trabalho terá continuidade dentro da Promotoria da Saúde”, asseverou a promotora de justiça da Saúde e coordenadora do CAOP da Cidadania.

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL