Juramento e entrega de luvas motivam estudantes para novo ano no ensino militar



O Governo do Amapá realizou neste sábado, 4, a primeira cerimônia de entrega de Aposição de Luvas (parte do uniforme que identifica o ano e a série do aluno) para 260 novos estudantes da Escola Estadual de Gestão Compartilhada Antônio Messias, administrada pela Polícia Militar do Amapá (PM/AP) e pela Secretaria de Estado da Educação (Seed).

O simbolismos das “luvas” entregue pelos familiares de cada estudante também representa a adaptação dos novatos ao regimento da instituição. A cerimônia teve forma militar e juramento dos alunos.

“Pela primeira vez estamos realizando este momento com os alunos e, assim, mostramos que eles estão definitivamente integrados às normas e agora também poderão ser identificados pelos próprios uniformes”, explicou a diretor da escola Antônio Messias, capitã Sara Souza.

Um dos momentos mais marcantes foi a entrega aos estudantes do 6º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. O aluno Nicolas Ramos, de 10 anos, que é novato na escola, falou da emoção em receber a “luva”, colocada por sua mãe.

“É um momento muito bom. Nunca imaginava participar de um período tão diferente, gosto de ir para essa minha nova escola, o ensino é ótimo e em pouco tempo consegui aprender o que não conseguia aprender antes”, afirmou.

A escola tem se destacado com referência entre as intuições públicas de ensino. Em três anos de gestão compartilhada, passou da 56ª para a 6ª melhor entre as escolas do Amapá, na avaliação de notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O governador Waldez Góes demostrou satisfação com os resultados do escola e ainda destacou que reafirmou que outros estabelecimentos de ensino podem ter a mesma gestão futuramente.

“Quero parabenizar cada aluno, pai, mãe e demais familiares pelo momento de conquista e afirmar que trabalhamos sempre para que aquilo que está dando certo continue e as escolas de gestão compartilhada estão no caminho correto, pois, a Antônio Messias tem excelentes resultados no Enem e não existe evasão de alunos neste educandário. Isso mostra que estamos no caminho correto e vamos continuar a planejar para que outras escolas possam receber este serviço de gestão compartilhada”, destacou Góes.

Atualmente existem três escolas no modelo de gestão compartilhada, duas em Macapá e uma no município de Santana. Existe a expectativa de que mais quatro instituições adotem este modelo, nos municípios de Laranjal do Jari e Oiapoque. O Governo do Amapá também planeja trazer para as gestões escolares o Exército Brasileiro (EB) e a Marinha do Brasil (MB).

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL