Realização do 3º ciclo do LIRAa é iniciado na capital

Compartilhe:





A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou nesta segunda-feira, 6, o 3º ciclo do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) deste ano. O levantamento é feito pelos agentes de endemias do Município e acontecerá em todos os bairros da capital até 14 de maio, identificando onde há um número maior de focos de criadouros do mosquito.

O Município faz o alerta para a população para que faça uma inspeção nas dependências, observando copos, pneus, vasos, caixas d’água ou qualquer outro objeto que possa acumular água e propiciar a reprodução do mosquito. “É muito importante a participação de todos. Que os munícipes tirem pelo menos dez minutos, uma vez por semana, para verificar os objetos que acumulam água nas dependências da residência”, solicita o coordenador de Combate ao Aedes, Kilder Vidal.

De acordo com o último Boletim Epidemiológico, até 26 de abril, foram confirmados 41 casos de dengue, uma redução de 87,5%, comparado com o mesmo período do ano passado, que registrou 328. “É primordial a orientação e o apoio de toda a população. O agente de endemias visita a área mensalmente, mas as pessoas estão ali todo dia. Então, esse envolvimento no combate é essencial”, destaca Vidal.

O levantamento é considerado um instrumento fundamental na orientação das ações de controle das endemias causadas pelo Aedes e que serão adotadas pela prefeitura, possibilitando assim o planejamento das atividades de prevenção. Com a conclusão do ciclo, novas campanhas de combate e controle do mosquito serão desenvolvidas durante o ano.

Jamile Moreira

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA COTIDIANO