II Encontro Estadual de Bombeiras abordará temas sobre o universo feminino na corporação



O Corpo de Bombeiros Militar (CBM/AP) realiza, nos dias 9 e 10 de maio, o II Encontro Estadual de Bombeiras Militares”. Com 392 militares do sexo feminino, representando 30,20% de um efetivo de 1.298 bombeiros, a corporação do Amapá se destaca em relação ao efetivo dos demais estados da federação, mas acompanha o debate nacional para superar os desafios de uma bombeira militar.

Por esse motivo, pelo segundo ano consecutivo, o CBM/AP se propõe a promover debates referentes ao universo feminino na corporação e as pautas abordadas pelo Comitê Nacional de Bombeiras Militares. “Como qualquer setor da sociedade, as bombeiras têm brigado pelo seu espaço, mostrando que são tão capazes quanto os homens e buscando, constantemente, compensar a diferença de força física com o aprimoramento técnico profissional”, destaca a coordenadora do evento, coronel BM Karina Homobono.

No primeiro dia, o encontro ocorrerá no anfiteatro da Universidade Federal do Amapá (Unifap), das 8h às 12h e das 14h às 18h. No segundo dia, a programação acontecerá no Comando-Geral do CBM/AP, das 8h às 12h.

A abertura contará com a palestra da major Karla Lessa, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, reconhecida mundialmente como a primeira mulher a atuar como piloto de helicóptero de bombeiro do Brasil no resgate das vítimas na operação em Brumadinho. Na ocasião, uma aluna da Escola de Gestão Compartilhada Militar Professora Risalva Freitas do Amaral homenageará a major com a leitura de uma carta vencedora do concurso de cartas dos Correios com o tema “Escreva uma carta para o seu herói".

Na sequência, serão apresentadas outras palestras abordando temas relacionados à saúde feminina e legislação militar. No período da tarde, as bombeiras militares participarão de oficinas operacionais ligadas às atividades de salvamento e resgate.

No segundo e último dia, haverá a competição operacional Bombeira de Garra Tucuju, no Comando-Geral do CBM/AP, no bairro Santa Rita, em Macapá. Além de promover a interação do efetivo feminino da corporação, nesse evento, as militares executarão provas relacionadas às modalidades de combate a incêndio, salvamentos em altura e aquático, demonstrando a destreza, força e coragem do potencial operacional feminino.

Programação

9 de maio (quinta-feira)

Local: Anfiteatro da Unifap. Rodovia Juscelino Kubitschek, km 2 - Jardim Marco Zero - Macapá (AP)

7h30 - Credenciamento

8h00 -  Abertura (Cerimonial)

8h30 às 9h30 - Palestra: Relato de Experiência Profissional (Major Karla Lessa Alvarenga Leal - Corpo de Bombeiros de Minas Gerais)

9h20 às 10h - Palestra Suicídio na Adolescência (Psicóloga Carla Dutra)

10h10 às 10h30 - Intervalo

Banda de Música. Coquetel e Sorteio de Brindes

10h30 às 11h10 - Palestra Câncer de Mama (Dr. Antônio Sérgio Cavalcante)

11h20 às 12h - Palestra Câncer de Colo do Útero (Dr. Roberto de Souza Marcel)

12h10 às 13h50 - Almoço

14h00 às 14h40 - Palestra Assédio Moral e Sexual no Âmbito da Justiça: Trâmite Administrativo Civil e Militar (Dra. Luciana Barros de Camargo - Juíza de Direito / Promotora de Justiça Neuza Rodrigues Barbosa)

15h às 15h20 - Homenagens

Resultado: Bombeiro Padrão

15h20 às 15h30 - Intervalo

Apresentações Musicais e Sorteio de Brindes

15h30 às 18h - Oficinas Operacionais

15h30 às 18h - Apresentação de Artigos Científicos

Palestra: Atualizações no Atendimento a Vítimas de Trauma (Coronel do quadro de Oficiais de Saúde do CBM/AP - Karina Hamobono)

18h - Encerramento

10 de maio (sexta-feira)

Local: Quartel do Comando-Geral do CBM/AP. Rua Hamilton Silva, nº 1647 - Santa Rita – Macapá (AP)

8h - Abertura da Competição Operacional Feminina

- Salvamento aquático

- Salvamento em altura/terrestre

- Combate a incêndio

Homenagem a destaques e premiações

Apresentação Cultural

Palavras do Comandante-Geral do CBM/AP

Agradecimentos e Encerramento

 

 Foto: Reprodução/RecordTV

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL