Primeira etapa do Censo Escolar 2019 inicia nesta quarta-feira, 29

Compartilhe:





O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu nesta quarta-feira, 29, a primeira etapa do Censo Escolar 2019. Os gestores e secretários escolares deverão inserir as informações referentes à Matrícula Inicial (escola, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula), no sistema Educacenso, até o dia 31 de julho.

Todos os estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica deverão fazer a declaração das informações escolares na plataforma.  O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. Com os dados é possível mapear as demandas e necessidades de cada escola e construir políticas públicas mais específicas.

O Governo do Estado do Amapá (GEA), através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), realizou a abertura do Censo Escolar para apresentar aos gestores escolares, a importância e a realização da coleta de dados. Durante o encontro, realizado na Universidade do Estado do Amapá (Ueap), o público foi orientado e motivado para que não deixe de contribuir com o censo, o qual é obrigatório.

A gestora da Escola Estadual Socorro Smith, Betânia Suzuki, participou do encontro e reconheceu a importância de realizar o Censo Escolar dentro do prazo estabelecido, com a máxima responsabilidade e transparência. “Com os dados no sistema, contribuímos para melhorar as condições das escolas e garantir um ensino de maior qualidade”, disse.

Na ocasião, a coordenadora da Educação Básica e Profissional (Cebep), Dina Melo, representou a Seed e reforçou que todos os envolvidos tenham o comprometimento em realizar e informar a coleta de dados dentro do prazo estabelecido. “Os dados precisam ser fidedignos e serem inseridos com bastante atenção, para evitar erros no cadastro. Pedimos o empenho de todos para que nenhuma escola fique de fora desse importante sistema”, finalizou.

 

Por: Paula Monteiro /  Foto: Erich Macias / Seed

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA COTIDIANO