Encontro de Mulheres Empreendedoras destaca histórias de superação através do empreendedorismo

Compartilhe:





Lançamento de projetos e campanhas, certificação de mulheres empreendedoras e histórias de sucesso marcaram o evento que celebrou o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino

 

Márcia Fonseca

O Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, foi celebrado no Amapá, num grande Encontro de Mulheres Empreendedoras. O evento faz parte da programação da Semana Global de Empreendedorismo, construído pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), e reuniu cerca de 800 mulheres, para falar sobre empreendedorismo e novas oportunidades de mercado.

Durante a abertura, o diretor superintende do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro, ressaltou sobre a Semana Global de Empreendedorismo e a importância da participação da mulher neste segmento.  “Cerca de 51% de mulher são empreendedoras no Brasil. Hoje elas são maioria e fazem a diferença. A nossa missão é acompanhá-las e buscar desenvolver eventos e atividades voltadas para este público”, disse Waldeir Ribeiro.

 

Sebrae Delas

A programação contou também com o lançamento do Projeto Sebrae Delas. Uma nova ação que busca apoiar e acelerar pequenas empresas lideradas por mulheres empreendedoras que querem independência, mais vendas e lucratividade, novos clientes e contatos. De acordo com a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo, o projeto busca alcançar grupos de mulheres que desejam participar de mentorias no crescimento da competitividade no mundo dos negócios.

“Esse foi um sonho construído durante o primeiro workshop sobre empreendedorismo feminino. A partir do próximo ano, trabalharemos com grupos de mulheres para fazerem mentoria e assim criem mais competitividade no mundo dos negócios. Queremos que elas escolham o caminho do empreendedorismo no qual nós acreditamos que é o caminho mais viável para o desenvolvimento do nosso estado”, ressaltou Marciane Santo.

 

Certificação

A parceria entre o Governo do Estado, Sebrae, Comissão de Empreendedorismo e Caminho Empreendedor, certificou 700 mulheres que participaram do Projeto Inclusão Produtiva. A artesã Helena Rodrigues, esteve entre as representantes durante a certificação simbólica, e falou sobre a importância do projeto na superação de desafios pessoais.

“O artesanato me ajudou a vencer o quadro da depressão. E através desse trabalho eu vejo que eu sou capaz. Comecei aos poucos e quem sabe ainda chegarei a ser reconhecida pelo meu trabalho. As mulheres devem entender que elas são capazes, e podem transformar e serem vencedoras”, disse Helena.

O Projeto Inclusão Produtiva, visa estimular a produção de atividades que geram trabalho e renda para mulheres beneficiárias do Programa Renda para Viver Melhor. Para a secretária de Estado da Inclusão e Mobilização Social, Albanize Colares, a parceria com o Sebrae reforça a vontade de oportunizar o empreendedorismo destas mulheres.

“Agradecemos a grande parceria do Sebrae na realização das diversas capacitações voltadas a estas mulheres. Queremos expandir este projeto e assim dar novas alternativas de renda através do empreendedorismo”, ressaltou Albanize.

 

‘16 Dias de Ativismo’

A Secretaria Extraordinária de Política para Mulheres (SEPM) marcou presença no evento, e na oportunidade realizou o lançamento da campanha dos ‘16 Dias de Ativismo – Juntos pelo fim da violência contra as mulheres’. Toda programação foi apresentada aos participantes.

A secretária Extraordinária de Política para Mulheres, Renata Apóstolo, destacou a importância da obrigatoriedade na realização da campanha. “É importante termos uma lei instituída para a obrigatoriedade no estado. Este é um momento que nós fortalecemos as ações voltadas a proteção e defesa pelo fim da violência contra a mulher. A programação é vasta e voltada para diversos públicos”, ressaltou Renata Apóstolo.

 

Palestras

O primeiro momento contou com a participação da presidente da Comissão de Empreendedorismo da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) e deputada estadual, Marília Góes, que parabenizou o Sebrae pela realização do evento e importância na formação de novas mulheres empreendedoras.

“Hoje, o futuro depende de cada um de nós. Quero parabenizar o Sebrae e agradecer a parceria nessa luta em tornar cada dia mais, a mulher imponderada. Firmo aqui o meu compromisso de continuar a fazer esse trabalho em busca de novas oportunidades a todas elas através do empreendedorismo”, disse Marília Góes.

Carla Sarni, empresária premiada como uma das maiores lideranças femininas dentistas mais renomados do mercado nacional, falou sobre a importância de transformar o não em sim, e se disse impressionada em ver muitas mulheres interessadas no assunto.

“Fiquei impressionada com o Sebrae em montar um evento nessa magnitude e reunir tantas mulheres interessadas em se desenvolver, melhorar de vida e realizar os seus sonhos. Hoje foi um dia especial porque eu consegui ver que as mulheres querendo ocupar o seu lugar na sociedade. Estou saindo daqui muito feliz e ver que elas estão saindo daqui imponderadas e que elas são capazes, sim”, exclamou Carla Sarni.

O momento encerrou com a participação de Amanda Oliveira fundadora do Instituto  As Valquírias. Ela que mudou o projeto vida por meio da música que veio das salas de aula de um Instituto Social, na qual ela cresceu se tornou líder, mulher, musicista e Empreendedora Social. “Nós atuamos na área do empreendedorismo social o que vai além da geração de lucro. Trabalhamos para gerar impacto. Viemos aqui trazer um pouco da nossa história de superação, como de fato a gente saiu da periferia e tem conseguido alcançar palcos que a gente nunca imaginou”, destacou Amanda.

O encontro encerrou com a participação do Grupo As Valquírias, com depoimentos das integrantes e apresentação musical ao som de instrumentos de percussão. Estiveram presentes ainda no evento, a delegada Sandra Dantas, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DCCM), e Mary Cruz, da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (CMPPM).

 

Serviço:

Sebrae no Amapá

Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br

Twitter: @sebraeap

Facebook: /sebraeap

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA COTIDIANO