Janeiro chuvoso: meteorologia prevê até 276 milímetros para Macapá

Compartilhe:





O Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (NHMET/Iepa) prevê que janeiro será chuvoso em todo estado. Segundo o estudo, em Macapá pode chover até 276 milímetros.

Só na primeira semana do mês, Macapá registrou cerca de 80 milímetros de chuvas. Em relação aos demais municípios, a meteorologia prevê registro de chuvas em Oiapoque a Tartarugalzinho, onde se registram os maiores quantitativos.

Para o meteorologista e coordenador da Sala de Situação do Amapá (SSAP/NHMET), Jefferson Vilhena a preocupação é com as chuvas nas cabeceiras dos rios, pois, são estas que causam os transbordamentos, e consequentemente, os alagamentos em municípios.

“As chuvas em cima dos municípios podem causar alagamentos temporários devido ao quantitativo de chuva e intensidade. Estamos registrando chuvas intensas e localizadas tanto na capital quanto em alguns interiores como Calçoene”, ressaltou.

Ainda de acordo com o estudo, as chuvas se concentram na faixa litorânea com até 120 mm e nos municípios mais altos as chuvas foram menos intensas, com aproximadamente 45 mm, a variação é do normal para fora do normal.

 

Por: Ailton Leite /  Foto: Maksuel Martins

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA COTIDIANO