Reestruturadas, salas do Centro de Incubação do Estado abrigarão novas empresas






Acontece nesta quarta-feira, 6, a solenidade de entrega a empreendedores das chaves das salas do Centro de Incubação de Empresas do Amapá (CIE). Ao todo, cinco empresas que passaram por processo seletivo firmarão contrato com o centro que oferece apoio científico, operacional e tecnológico a empreendimentos locais, impulsionando os negócios e os consolidando no mercado local.

A entrega das chaves será feita pelo governador do Amapá, Waldez Góes, a partir das 9h. Para receber os novos empreendedores, o prédio do CIE passou por um processo de reforma. As salas passaram por pintura, as redes elétrica e hidráulica foram recuperadas.  Ao todo, serão entregues três salas, sendo duas de 150 m² e uma de 90m². Elas estão equipadas com centrais de ar, balcão, pias e banheiros.   

O CIE é vinculado ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa). O prédio da instituição fica localizado na Rodovia JK, no bairro Universidade, Zona Sul de Macapá. Das cinco empresas selecionadas, três serão residentes na incubadora (instaladas em uma das salas do centro) e duas serão não residentes (receberão apenas o apoio técnico da equipe de governo). Os contratos serão de 12 meses, podendo ser renovados por mais 12. As empresas selecionadas são do ramo de alimentos, biotecnologia e movelaria. 

Cleidione Oliveira, coordenadora do CIE, destaca que as empresas incubadas terão vários benefícios além da parte de logística e infraestrutura. “Eles terão apoio de assessoria, consultoria de técnicos capacitados, acompanhamento e avaliação de cada etapa de seus produtos, facilitando o desenvolvimento, expansão e o sucesso da sua empresa”, frisou a gestora.

Capacitação

Antes de firmar contratos e entregar as chaves, o CIE em parceria com o Serviço e Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amapá (Sebrae) ofertaram aos empreendedores, os Cursos de Gestão Financeira, Planejamento Estratégico, Gestão de Marketing, Sua Empresa na Internet e Gestão da Qualidade.

No primeiro semestre de 2018, será aberto novo processo seletivo com oferta de dez vagas para empreendimentos não residentes e duas vagas para empreendimentos residentes.        

Processo de seleção

O edital do certame foi lançado em maio deste ano, pelo Governo do Amapá, com o foco principal nas empresas que se disponham a usar recursos naturais da região amazônica – principal condição para usufruir dos incentivos fiscais do corredor econômico amapaense. Inicialmente, 30 ideias foram escolhidas para continuar na disputa. Depois disso, a comissão organizadora do certame analisou as propostas e divulgou o resultado final da seleção, quando 12 empresas foram selecionadas. Destas, apenas cinco empresas ficaram até o final do processo e firmarão contrato com o governo do Estado.

Nesse sentido, foram avaliados os projetos de empreendimentos inovadores que utilizaram tecnologia como um dos seus principais insumos, com enfoque não exclusivo, porém preferencial, nas áreas de produtos naturais como alimentos, fitofármacos e biotecnologia, tecnologia da informação, energias renováveis, aproveitamento de madeira, fitocosméticos relacionados às cadeias produtivas agroextrativista, agroindustrial e horticultura.

Parcerias

O Programa de Incubação de Empresas do Amapá existe há 20 anos e passou por uma reformulação em 2017, tornando-se mais abrangente. Para incentivar o empreendedorismo, o Governo do Estado do Amapá (GEA) mobilizou outros órgãos da administração direta e indireta governamental para fortalecer o trabalho do centro com as empresas, como a Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, a Agência de Fomento do Amapá (Afap) e Universidade do Estado do Amapá (Ueap), além de instituições parceiras como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifap), a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Setec), o Serviço e Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amapá (Sebrae) e a Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Por: Fabiola Gomes /  Foto: Divulgação CIE

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA COTIDIANO