Cerpis propõe hábitos saudáveis através da implantação de horta diferenciada






Com o objetivo de oferecer mais qualidade de vida à população, com base nos hábitos saudáveis e alimentação adequada, o Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde (Cerpis) implantou, na própria instituição, uma horta diferenciada, com plantio de cebolinha, alface, couve, entre outras hortaliças convencionais, que auxiliam na evolução positiva do quadro de saúde das pessoas.

Conforme a diretora-técnica do Cerpis, Marinete Vilhena, o cultivo da horta foi uma forma dinâmica dos funcionários incentivarem os pacientes a terem o maior envolvimento com a alimentação saudável. "Esse é um dos métodos utilizados, onde todos se unem para usufruir dos benefícios da grande variedade de produtos mais saudáveis, sem a utilização de agrotóxicos, além de ser estímulo ao trabalho em equipe", comentou.

Há quatro meses, o Cerpis vem adotando a iniciativa sustentável que traz bons resultados. É da horta que sai boa parte dos ingredientes usados no preparo de lanches e sucos verdes servidos aos profissionais e usuários do centro.

O cuidado com a plantação vai desde o preparo do solo até a escolha das espécies. É um trabalho que conta com a experiência de auxiliares, que logo pela manhã começam o serviço de coleta das hortaliças.

Os atendimentos desenvolvidos pelo Cerpis são reconhecidos nacionalmente como práticas de prevenção e tratamento de doenças, dispensando a medicina alopática, que faz uso de medicamentos com ação específica nos sintomas.

"Tudo o que foi plantado na horta é 100% natural e saudável, livre de agrotóxicos. Trabalhamos a questão da reeducação alimentar, visto que na nossa região a alimentação se baseia principalmente no consumo do açaí junto com peixe, frango, charque, entre outras proteínas", explicou Marineide Vieira, responsável pelo Setor de Naturopatia do centro.

Por: Anselmo Wanzeller

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA COTIDIANO