Mês da Mulher: ação de saúde marca intensificação de serviços para público feminino






A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) deu início nesta terça-feira, 6, à intensificação de serviços voltados à saúde da mulher, como parte da campanha Mês da Mulher, que convida a sociedade a refletir sobre a condição feminina no mundo. A ação, que aconteceu na Carreta da Mulher e UBS Pedrinhas, concentrou centenas de participantes que realizaram consultas ginecológicas, exames laboratoriais, coleta de PCCU, ultrassonografia das mamas e transvaginal, testes rápidos e rodas de conversa.

“É importante que as mulheres aproveitem as programações para cuidar da saúde preventiva. Doenças como os cânceres de mama e do colo do útero têm grandes chances de cura se descobertos logo no início. Por isso, reforçaremos durante todo o mês, junto a essas mulheres, a importância de fazer consultas médicas e os exames de rotina”, disse a secretária municipal de Saúde, Silvana Vedovelli.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que toda mulher com vida sexual ativa realize anualmente a coleta do preventivo (PCCU), que detecta alterações no útero, e a partir dos 50 anos a realização da mamografia. A auxiliar de cozinha Roseane Mendes passou por todos os atendimentos e acha importante o cuidado com a saúde. “É muito importante que a mulher busque cuidar da sua saúde, que vá ao médico, faça os exames de rotina. Avalio que é mais barato cuidar da saúde do que da doença, por isso, busco estar em dia com meus exames sempre”, relatou. 

Durante todo o mês, serão desenvolvidas atividades que buscam reforçar a importância da prevenção, promovendo em todas as unidades básicas o aumento da coleta de PCCU, consultas ginecológicas, encaminhamentos de mamografia, vacina, testes rápidos e educação em saúde.

 

Por Jamile Moreira

Foto: Max Renê

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA COTIDIANO