SVS fiscaliza condições de saúde de trabalhadores do garimpo do Lourenço



O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), da Superintendência de Vigilância em Saúde em Saúde, fiscalizou o garimpo do Lourenço, no município de Calçoene.

O objetivo da ação, que ocorreu na última terça-feira, 27, foi identificar se as condições de trabalho dos garimpeiros estão de acordo com as normas de segurança estabelecidas pela Política Nacional de Saúde do Trabalhador, regulada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que preconiza a defesa integral da saúde do funcionário em seu ambiente de serviço.

A visita foi motivada pelo acidente que ocorreu este ano no garimpo, que resultou na morte de três trabalhadores do local. A equipe visitou a área administrativa do garimpo, e esteve também na mina onde garimpeiros extraem o minério.

A equipe do Cerest conversou com a cooperativa de trabalhadores do garimpo, sobre o estatuto dos que regula as atividades dos garimpeiros da localidade do Lourenço, para que se possam realizar algumas adequações in loco, no que diz respeito à proteção e à segurança do exercício da atividade no garimpo.

A gerente do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador (NVST/Cerest), Gersonita da Silva, afirma que o Núcleo vai realizar novas atividades na localidade, para que se possa ter efetividade nas ações de segurança do trabalho, atuando in loco junto as empresas que exploram o garimpo.

“Nos reunimos com as empresas do garimpo para descobrir quais ações e atividades eles tem realizado para proteger esses trabalhadores, como por exemplo, ações de testagem rápida e vacinações, tendo em vista o risco em que são expostos os garimpeiros", afirma a gerente do NVST/Cerest.

Algumas das ações que devem ser realizadas são a vacinação contra o sarampo; e testagens rápidas de covid-19 e DST’s, todas visando a prevenção da saúde dos trabalhadores da localidade.

 

 

Por: Nelson Gama /  Foto: Reprodução/Cerest

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL