SISU: apenas a UNIFAP oferta vagas para o segundo semestre no Amapá






Certame tem mais de 57 mil vagas; estudantes têm três dias de inscrição

Apenas uma Instituição de Ensino Superior (IES) amapaense oferta vagas para o segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada, o SiSU 2018: a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). As inscrições já começam na próxima semana, a partir do dia 12 de junho. Segundo o Ministério da Educação (MEC), 68 instituições públicas participam desta edição ofertando 57.271 vagas.

As instituições federais respondem por 86,7% do total: são 30 universidades federais, 27 institutos federais de educação, ciência e tecnologia tecnológica além de dois centros de educação tecnológica. As instituições estaduais correspondem a 11%, com sete universidades e um centro universitário. Entre as municipais, apenas uma participa (1,4%). No primeiro semestre, foram 130 instituições participantes do SiSU.

Quem está acompanhando o andamento da segunda edição do certame é a estudante Catarina Andrade de Jesus. “Fiz um cronograma de estudos para melhorar meu desempenho. Inclui resolução de questões, fixação do horário de estudos. Tenho facilidade em Química e Biologia e dificuldade em matemática, então estudo resolvendo muitas provas”, pontua

Cronograma do SiSU 2018

O edital foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (05). Segundo o cronograma, as inscrições seguem até às 23h59 da sexta-feira, 15 de junho. O SiSU resultado 2018 será publicado em 18 de junho e as matriculas acontecem entre 22 e 28 deste mês.

Podem participar estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 desde que não tenham obtido nota zero na redação e que não tenham se inscrito como “treineiros”. Se a pontuação estiver abaixo do exigido, o candidato será informado pelo sistema.

Catarina estuda atualmente em um curso preparatório para o vestibular e participou do Enem como “treineira” desde o primeiro ano do ensino médio. “Não tinha muito conhecimento sobre os assuntos, então achava mais difícil. Com o passar dos anos, achei a prova mais tranquila porque vi a forma de cobrança e quais eram as pegadinhas”, afirma. Por isto, aconselha aos estudantes realizarem o exame ganhar experiência, adquirir conhecimento e cronometrar o tempo de prova.

Como se inscrever no SiSU 2018.2

Todas as etapas são realizadas via internet. Estudantes que tenham dúvidas sobre como se inscrever, devem primeiramente utilizar o número de inscrição e a senha do Enem 2017 na página oficial do SiSU. É permitida a seleção de até duas opções de cursos, que podem ser alteradas enquanto o prazo estiver válido.

Ao final do processo, serão aprovados automaticamente os candidatos com as notas mais altas levando em consideração o peso de cada disciplina, por curso, se houver. Candidatos que não forem aprovados na chamada regular, ainda podem manifestar interesse na lista de espera SiSU 2018.

 

Tunísia Cores – Ascom Educa Mais Brasil

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA COTIDIANO