Faculdade de Medicina da UFF inclui Espiritualidade como disciplina






Medicina e Espiritualidade é a mais nova disciplina do curso de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF). A matéria está disponível na graduação desde 2017. A ideia de implementar essa disciplina na grade do curso surgiu durante a realização de uma palestra sobre a Medicina Integrativa na faculdade – uma abordagem orientada para um sentido mais amplo de cura, que visa tratar a pessoa em seu todo: corpo, mente e espirito.

“A ideia de criar uma matéria para falar sobre o assunto foi exposta para professores, coordenação e todos os núcleos responsáveis pelo curso de medicina da UFF. Em conjunto decidimos colocá-la em nosso currículo”, contou o urologista e professor da UFF, José Genilson Ribeiro. Hoje, a disciplina Medicina e Espiritualidade vai além das aulas. A disciplina é lecionada por um grupo de profissionais das áreas de Psicologia, Medicina e Arteterapia. “Além da disciplina, já foram realizados três simpósios sobre o assunto e hoje temos o Núcleo de Estudos em Saúde, Medicina e Espiritualidade (Nesme) da UFF”, acrescentou Ribeiro.

Assim como em qualquer ambiente, em turmas de curso superior é possível encontrar estudantes de todas as religiões e crenças. E isso precisa ser trabalhado e respeitado. Da mesma forma, funciona os atendimentos com os pacientes. “Precisamos utilizar a fé do paciente para ajudá-lo. Com a mudança de valores e transformação interior, os resultados serão bem maiores”, assegurou o professor.

Fonte: Bárbara Maria – Ascom Educa Mais Brasil

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA COTIDIANO