Início Todas as Notícias Homenagens e exposições de fotografias marcam os 67 anos do Walkiria Lima sábado, 26 de janeiro de 2019 - 12:08h - 201 Homenagens e exposições de fotografias marcam os 67 anos do Walkiria Lima



Uma programação especial marcou o aniversário do Centro Educacional Profissional (CEP) de Música Walkiria Lima, que completou 67 anos, nesta sexta-feira, 25. Para marcar a data, foi organizada uma série de eventos como exposição de fotos do centro antigo, alunos e ex-professores e diretores da instituição; além de culto ecumênico e homenagens aos servidores que completaram 25 anos de serviço. O corte do bolo encerrou as atividades em comemoração ao aniversário do centro.

De acordo com a diretora do Centro de Música Walkiria Lima, Socorro Loureiro, neste momento de festa decidiu-se mostrar para a comunidade os três períodos vividos pelo centro. “Decidimos comemorar este aniversário contando um pouco da história e assim fizemos, além também de homenagearmos diversas pessoas que contribuíram nesses longos anos para que a instituição se tornasse o que é, atualmente. Só temos a agradecer e parabenizar a todos”, enfatizou.

Com muitos homenageados, os alunos também se fizeram presentes e se mostraram empolgados em fazer parte da família Walkiria Lima. O estudante de instrumento Clarinete, Willian Lopes, falou da satisfação em participar das comemorações e estar um em ambiente totalmente renovado.

 

“Sabemos de toda a narrativa que este centro tem no Amapá e para mim e muito satisfatório ser aluno e fazer parte da orquestra principal dessa instituição que, agora vive em um clima totalmente diferente que nos traz muita satisfação e vontade de aprender mais”, declarou Willian Lopes.

Completando 67 anos e com muitas histórias o centro revelou e ainda revela diversos talentos musicais. Um exemplo é a jovem Elaine Alves, 19 anos, que foi aluna de piano e saiu como técnica. Agora, ela está cursando música no Instituto Carlos Gomes, no Estado do Pará.

 

“Tudo começou aqui no Walkiria Lima e com a dedicação de todos e, pelo fato de gostar muito de música decidi seguir para aprimorar os ensinamentos e, hoje, estamos buscando uma graduação fora do Amapá. Mas, sempre ressalto e agradeço, que toda a base foi aqui. E neste atual cenário, após a reconstrução do centro, certamente novos talentos serão revelados”, considerou Elaine Alves.

Participando da programação, o secretário de Estado da Infraestrutura (Seinf), Alcir Matos, representou o governador Waldez Góes e abordou as mudanças que ocorreram no Walkiria Lima nos últimos anos.

“Temos que festejar essa data especial e destacar que esta instituição é símbolo do povo amapaense. Quero também mencionar o trabalho realizado para reconstruir esse prédio que é genuinamente do Amapá. E se agora estamos vendo um local completamente moderno, foi esforço conjunto do governo e da comunidade escolar. Só temos mesmo a parabenizar este centro, que certamente passará para outras gerações e quem sabe, em breve, será uma faculdade de música”, vislumbrou o secretário Alcir Matos.

Estrutura

O Centro Educacional Profissional de Música Walkiria Lima possui atualmente um corpo técnico de 95 profissionais e atende 1.022 alunos de forma gratuita. A escola possui cursos técnicos em instrumentos, canto e regência. O centro também trabalha com musicalização e oficinas de instrumentos musicais e possui educação musical para crianças, jovens e adultos.  

História

O Centro Educacional Profissional de Música Walkiria Lima, inicialmente foi chamado de Conservatório Amapaense de Música (CAM), criado no dia 25 de janeiro de 1952. No início, contava apenas com três professores que ensinavam conto lírico, violino, piano e teoria da música. A escola atendia a 33 alunos.  

Posteriormente, em 1983 o Conservatório Amapaense de Música, passa a se chamar Escola de Música Walkiria Lima e novos cursos são implantados e é inaugurado do auditório Mestre Oscar Santos.

Já em 2007 a Escola de Música Walkiria Lima, passou se chamar Centro Educacional Profissional de Música Walkiria Lima, com objetivo de proporcionar qualificações técnicas musicais.

Em 2018, foi entregue o atual prédio do centro Walkiria Lima, que foi todo reconstruído e modernizado. O novo ambiente tem acessibilidade arquitetônica, dispõe de estacionamento coberto, elevador, urbanização, auditório, salas administrativas, 44 salas de aula para estudos teóricos, coletivos e de prática individualizada, projetadas conforme as especificidades necessárias ao ensino de cada instrumento

Por: Weverton Façanha /  Foto: Philippe Gomes/Secom

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL