Diocese da Macapá apresenta hoje o cartaz da Festa de São José 2019



A Igreja Católica realiza o lançamento do cartaz com o tema e o lema da 261ª edição da festividade em homenagem a São José, padroeiro universal da Igreja, da Diocese de Macapá, do Estado do Amapá e da capital amapaense. A tradicional festa é realizada desde 1758, pela Paróquia São José.

O lançamento do cartaz acontece nesta terça-feira, 19, às 9h, na catedral, e contará com a presença do bispo de Macapá, Dom Pedro Conti, do coordenador-geral do evento, Padre Rafael Donneschi, da comissão organizadora e imprensa local. O tema e o lema, com a temática sobre ecologia integral e meio ambiente, serão explicados aos convidados.

Durante a programação, também serão divulgadas informações sobre datas e roteiro das peregrinações, novenários, primeira Revista da Festa de São José, programação social e cultural e a grande procissão do dia 19 de março.

De acordo com o padre Rafael Donneschi, todo recurso arrecadado na festa será destinado para a reforma da instalação elétrica da catedral. Os devotos podem adquirir as cartelas do sorteio de prêmios, camisas e lembranças de São José no subsolo da catedral, em horário comercial e durante as celebrações.

Santo

São José é descendente da casa real de Davi. É o esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus Cristo. Nos Evangelhos ele aparece na infância de Jesus. Pode-se ver as citações nos livros de Mateus Capítulos 1 e 2, e em Lucas 1 e2. Na Bíblia, São José é apresentado como um justo. Mateus, em seu Evangelho, descreve a história sob o ponto de vista de José. Já Lucas narra o tempo de infância do menino Jesus contando com a presença de José.

Vida Simples

São José devotou sua vida aos cuidados de Jesus e Maria. Vivendo do trabalho de suas mãos, como carpinteiro, sustentou sua família com dignidade e exemplo. A profissão de carpinteiro propiciava dignidade à família. José era um judeu religioso e praticante. Ele consagrou o menino Jesus no Templo, logo depois que o menino nasceu. Este ato só era praticado na época por judeus piedosos. São José levava sua família regularmente às peregrinações de seu povo em Jerusalém, como, por exemplo, na Páscoa. Todos os indícios levam a crer que José faleceu antes de Jesus começar sua vida pública. Caso contrário, ele certamente teria sido mencionado pelos evangelistas, como o foi Maria.

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL