IV Jogos Internos do Projeto Quinta Feliz revela goleira de 74 anos






Nesta quinta-feira, 22, os idosos do projeto Quinta Feliz participaram da semifinal do IV Jogos Internos do projeto, no Ginásio Paulo Conrado, no Centro de Macapá. Eles competiram jogos de chute ao gol, dama e dominó. As competições são organizadas pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) como forma de promover a qualidade de vida desse público.

Muito mais que ganhar os jogos, o que realmente os idosos buscam é se divertir e fazer novas amizades. Como é o caso da viúva Osvaldina Gouveia, ela conta que tem uma rotina solitária nos outros dias da semana. “Há 15 anos moro sozinha, mas aqui eu tenho companhia, me sinto amada, considero como uma família”, conta emocionada a senhora de 74 anos revelando que espera com alegria por cada quinta-feira.

Já para aposentada, Liolanda Alves, também de 74 anos, participar do projeto para a terceira idade foi uma decisão incentivada pela família. “Eu sempre tive muita energia, então quando eu completei cinquenta anos resolvi, com apoio dos meus familiares, praticar esportes. Gosto de todas as modalidades que envolvem bola em campo: vôlei, chute ao gol, mas eu gosto mesmo é de ser goleira e sou das boas, não entra uma”, brinca Liolanda que está viúva há 34 anos e é mãe de oito filhos, vó de 27 netos e tem 12 bisnetos. 

Nos outros dias da semana, Liolanda ainda participa do Projeto Minha Gente, no bairro Novo Horizonte, na zona norte de Macapá, onde também são executadas atividades para os idosos, através da Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims). “Me sinto mais nova e feliz”, declara.

IV Jogos Internos

Durante o mês de novembro a Sedel realiza a IV edição dos Jogos Internos do Projeto Quinta Feliz com diversas modalidades esportivas adaptadas para os idosos. Esta edição começou no dia 1º de novembro com jogos de dama e vôlei; na quinta-feira seguinte (8/11), teve competições de acerte ao alvo e boliche. A programação teve uma pausa por causa do feriado de 15 de novembro, retornando agora com Jogos de Dama, Dominó e Chute ao Gol. Os jogos internos encerram na próxima quinta-feira (29/11), com a competição de bola ao cesto e entrega de medalhas aos ganhadores.

 

Quinta Feliz

O projeto Quinta Feliz visa proporcionar aos idosos momentos de entretenimento e interação entre eles, e trabalha no combate à ociosidade, solidão, depressão e sedentarismo, promovendo saúde física, mental e emocional.

Os participantes são de vários bairros de Macapá e Santana. Os encontros ocorrem sempre às quintas-feiras, a partir das 15h, no Ginásio Paulo Conrado. Durante o ano todo, os participantes são incluídos em programações que proporcionam qualidade de vida.

Atualmente, 60 pessoas estão inclusas no projeto, que possui vagas em aberto. Para participar o idoso ou o responsável por ele deve se dirigir até o ginásio, localizado na Rua General Rondon, S/N – Centro de Macapá, em posse dos documentos para realização da inscrição. O critério para fazer parte do projeto é ter idade acima de 60 anos.

Por: Nathacha Dantas /  Foto: Netto Lacerda/Sejusp

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA COTIDIANO