Ciclistas encaram quase 70km de Macapá até Mazagão Velho

Compartilhe:





O Governo do Amapá realizou neste domingo, 14, a primeira edição do “Pedal de São Tiago”, com o objetivo de promover uma rota cicloturística saindo de Macapá até a Vila de Mazagão Velho, no município de Mazagão, onde ocorre a tradicional Festa de São Tiago.

A saída ocorreu por volta das 5h50, no Estádio Olímpico Zerão, na capital, com paradas para reidratação em Santana e Mazagão Novo, com um percurso total de cerca de 68km. O evento foi organizado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).

 

Antes de ser dada a largada o jovem ciclista Walace Neves, 16 anos, estava entusiasmado em participar do evento. “Já fiz esse caminho até Mazagão Velho, sei que não é tão simples e exige um bom preparo físico, mas espero chegar lá em pouco mais de três horas, junto com alguns companheiros”, planejou.

Cerca de 40 ciclistas saíram do local de partida em direção ao município de Santana, onde outros participantes se juntaram ao grupo e seguiram até o destino final. No caminho, uma rápida parada na Ponte da Integração para observar e registrar a imagem sobre o Rio Matapi.

 

Em mais alguns minutos os ciclistas chegaram a Mazagão Novo e mais uma parada, a última para hidratação e alimentação com frutas, antes de seguir até a Vila de Mazagão Velho. “Esse trajeto serve como um desestressante natural do dia a dia. É como se estivéssemos fora da nossa realidade”, avaliou Daniele Costa, antes de seguir para a vila histórica.

 

De Mazagão Novo até a Vila de Mazagão Velho, foram mais 30km, cercados de belezas naturais. Por volta de 9h, os primeiros participantes começaram chegar. O local escolhido para encerrar o passeio foi a Igreja de Nossa Senhora de Assunção, às margens do Rio Mutuacá.

 

A coordenadora do “Pedal de São Tiago”, Mara dos Santos, resumiu a atividade com um verdadeiro sucesso. “Tivemos um resultado positivo. Conseguimos fazer o pedal com tranquilidade, sem problemas durante o percurso e pudemos mostrar os potenciais turísticos que temos para alguns participantes que não conheciam esta região”, destacou Mara.

 

O evento teve apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP), Polícia Militar do Amapá (PM/AP), além de veículos da Sedel, que deram apoio na segurança e transporte de água e material.

242ª Festa de São Tiago

A Festa de São Tiago é realizada desde 1777 pelos moradores do município de Mazagão que, todos os anos, revivem os conflitos político-religiosos que portugueses (cristãos) e muçulmanos (mouros) travavam na África. O evento mistura elementos religiosos e culturais para contar a história da aparição do santo como soldado anônimo que ajudou a vencer as batalhas contra os mouros. Em 2019, a festa será realizada no período de 16 a 28 de julho.

 

Por: Weverton Façanha /  Foto: Maksuel Martins / Secom

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA COTIDIANO