Ipem realiza Operação Especial Boa Viagem
Objetivo é verificar se capacetes utilizados por motociclistas e pneus de motos e veículos estão dentro dos padrões estabelecidos pela legislação nacional
O Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem-AP), prevendo o mês de férias escolares, quando aumenta o número de viajantes no Amapá, estará desencadeando no período de 6 a 10 a Operação Especial Boa Viagem em Macapá e Santana. A operação vai verificar se estão dentro dos padrões estabelecidos pela legislação nacional, os capacetes utilizados por motociclistas e pneus de motos e veículos, garantindo assim maior segurança aos consumidores. A operação vai ocorrer em todo país, coordenada pelo Inmetro em nível nacional.
Segundo o diretor técnico do Ipem, Raimundo Gaudêncio, serão fiscalizados os pneus novos de fábrica, ou recauchutados para automóveis e motocicletas, como também, serão visitados em torno de 60 a 70 estabelecimentos que comercializam capacetes e pneus em Macapá e Santana.
Gaudêncio adiantou que as cadeirinhas que transportam crianças no banco traseiro dos carros, também farão parte da fiscalização. “Para que os pneus possam ser comercializados no Brasil, eles têm que ser previamente inspecionados pelo setor de qualidade do Ipem-AP. Os pneus reformados devem ter vindo de reformadores certificados e registrados junto ao Ipem-AP. Já os capacetes devem possuir o selo do Inmetro, lembrando que capacetes estilos nazista ou coquinho são irregulares e acarretam em multa e autuação ao estabelecimento que o estiver comercializando”, enfatizou Gaudêncio.
Rodolfo Santos
Assessor de Comunicação
Núcleo de Jornalismo Institucional
Contatos: (96)3212-1169 / 9966-0281
rodolfosantos@secom.ap.gov.br
dcn@secom.ap.gov.br
www.amapa.gov.br