Translado de imagens de São Tiago e São Jorge anuncia festividade secular de mazaganenses

Compartilhe:





As imagens de São Tiago e São Jorge estão percorrendo órgãos públicos e residências de devotos para anunciar o início da festividade de São Tiago, que acontece entre os dias 16 e 28 de julho na Vila de Mazagão Velho, no município de Mazagão. O translado começou no sábado, 13, e se encerra nesta segunda-feira, 15, no fim da tarde. Como todos os anos, o Palácio do Setentrião foi incluído na programação do translado e as imagens foram recepcionadas nesta manhã pelo vice-governador do Amapá, Jaime Nunes, no Palácio do Setentrião.

A peregrinação das imagens faz parte das comemorações da festividade religiosa de São Tiago que, este ano, completa 242 anos. O cortejo foi acompanhado por um grupo com cerca de 30 pessoas, entre figurantes, grupo litúrgico, caixeiros e atiradores. Após uma breve oração, os guardiões da comitiva apresentaram o Vominê, uma dança que marca a vitória dos cristãos na batalha contra os mouros, encenada no último dia da programação da Festa de São Tiago.

Em pronunciamento, o vice-governador Jaime Nunes falou sobre a representatividade das imagens dos santos para o Amapá e reafirmou o apoio do governo do Estado na realização da festividade. “É com muita alegria que recebemos as imagens de São Tiago e São Jorge e garantimos que o governo estará presente dando apoio para essa festa, fazendo ela crescer cada vez mais”, afirmou.

A devota de São Tiago, Joaquina Carmelita, 67 anos, acompanha a transladação das imagens todos os anos como forma de demostrar a fé pelo santo.

 

“Sou devota de São Tiago desde que nasci e sempre acompanho toda a festividade, desde a transladação até o ponto alto da festa. É uma fé que transpassa gerações para os mazaganenses”, frisou.

Como é tradição, todos os anos, o papel de São Tiago é encenado por um morador diferente da comunidade. Neste ano, o papel será interpretado por Paulo Neto, 30 anos, que aproveitou a oportunidade para convidar toda a população amapaense para participar do festejo.

“Como filho de Mazagão é uma honra representar São Tiago, aproveito para convidar todas as pessoas para conhecerem essa festa, que é hoje uma das maiores manifestações religiosas do nosso Estado”, ressaltou.

Festa de São Tiago

A Festa de São Tiago acontece, este ano, no período de 16 a 28 de julho, em Mazagão Velho – distrito de Mazagão, cerca de 70 quilômetros de Macapá. A festividade mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto, realizado pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com o apoio do governo do Estado e da Prefeitura de Mazagão.

Entre os órgãos de Estado envolvidos na realização da festa estão o Gabinete Civil, a Polícia Militar e as secretarias de Desenvolvimento das Cidades (SDC), Cultura, Turismo (Setur), Desenvolvimento Rural (SDR) e Trabalho e Empreendedorismo (Sete).

O ponto alto da festa acontece no dia 25 de julho, com missa campal, círio e encenação teatral da guerra entre mouros e cristãos, representada pelos próprios moradores. A data é considerada feriado estadual desde 2012. A ideia é contar a aparição de Tiago como soldado anônimo que lutou ao lado dos seguidores de Jesus Cristo.

 

Por: Gabriel Dias /  Foto: Marcelo Loureiro / Secom

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA COTIDIANO