Projeto de Lei que institui o Dia da Voz é aprovado na ALAP






Na manhã da terça-feira, 18, foi aprovado o projeto de lei, que inseri no calendário de eventos do Estado do Amapá, o "Dia da Voz". O projeto é de autoria do deputado estadual Dr. Antonio Furlan. 

A data a ser comemorada será no dia 16 de abril, dia em que já se comemora internacionalmente e nacionalmente o dia da voz. “O dia vai promover e conscientizar a população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como realizar conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças como de uma simples rouquidão até mesmo a um câncer de laringe”, relata o autor do projeto, deputado Dr. Furlan.  

Para o conselheiro/ representante do Conselho de fonoaudiólogos do Amapá, Rodrigo Coimbra, este dia será de grande importância, haverá a conscientização local para toda a sociedade. Além de ser um ganho para a categoria que ainda vem crescendo no Estado. “Estamos confiantes com este projeto, já que a voz é tão individual quanto à impressão digital de cada um. Por isso, é preciso cuidar da voz durante todas as fases da vida.     Estamos agradecidos ao deputado Dr. Antonio Furlan, que teve essa sensibilidade em trazer um projeto desta magnitude”, destaca Rodrigo Coimbra. 

No Amapá cerca de duzentos fonoaudiólogos estão registrados no Conselho Regional.

Doenças da voz
Fuga glótica; Utilização de bandas ventriculares;Disfonia psicogénica; Paralisia das cordas vocais; Pólipos, nódulos, quistos;Refluxo;Papiloma; Laringite crónica, leucoplasias e queratoses; Cancro da laringe dentre outras

Cuidados com a voz
Beba bastante água em temperatura ambiente. Tome goles pequenos durante o dia. A água, ao passar pelas pregas vocais, vai hidratando essa região, para que assim as cordas vibrem com mais facilidade. Evite alimentos muito pesados que possam causar azia e má digestão

Fonte: Ministério da Saúde / Foto: Oziel Coutinho
 

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA COTIDIANO