Jovem Descolado: mais de 330 macapaenses estão qualificados para o mercado de trabalho



Ter a primeira experiência profissional é o sonho de muitos amapaenses. Para ajudar nesse objetivo, o programa Jovem Descolado oportunizou dois meses de capacitação profissional a 337 jovens de 16 a 24 anos, que tiveram aulas teóricas e práticas de disciplinas, como marketing pessoal e novos modelos de negócios. Nesta quinta-feira, 17, eles receberam o certificado de conclusão de curso, em uma cerimônia no Teatro das Bacabeiras, em Macapá.

O Jovem Descolado é fruto de uma parceria entre o governo do Amapá e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Além de atender à capital amapaense, o programa qualificou jovens de Santana, Oiapoque e Laranjal do Jari, totalizando 890 pessoas atendidas. Ao final do programa, em cada município, será organizado o “Balcão de Oportunidades” para a intermediação entre os jovens capacitados e as empresas que possuem vagas de emprego disponíveis.

Durante a cerimônia de formatura, o governador em exercício, Jaime Nunes, destacou que a iniciativa ajuda a ampliar o desenvolvimento do Amapá. “Estamos formando gerações mais bem preparadas. É importante lembrar que os jovens serão os gestores do futuro, seja na gestão pública ou privada, por isso, o Governo do Amapá apoia oportunidades de qualificação da nossa juventude. Queremos estimular a perspectiva de melhorias de vida, através do trabalho”, comentou.

O estudante Douglas Alcântara representou os formandos. Ele definiu o programa como uma ‘experiência incrível’. “Nós fomos acolhidos e recebemos conhecimentos que nada, nem ninguém, pode nos tirar. Jamais seremos as mesmas pessoas, agora, estamos mais preparados para percorrer uma trajetória que acabou de começar”, disse Douglas.

Apoio à juventude

Para a execução das atividades, um termo de fomento foi firmado entre a Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims) e o Sebrae, possibilitando atender às demandas sociais. Presente à cerimônia, a gestora da Sims, Albanize Colares, detalhou a próxima fase do programa, que visa inserir os alunos no mercado de trabalho.

"Sem dúvida alguma, nossos jovens estão qualificados, e, agora, vamos para a próxima etapa do programa que irá leva-los às rodadas de negócios", disse.

Dos 337 formandos, 176 são bolsistas do programa Amapá Jovem, que tem o objetivo de viabilizar a qualificação profissional dos jovens em todo o Amapá. Para o secretário extraordinário de Políticas para a Juventude (Sejuv), Pedro Filé, iniciativas como esta são essenciais, principalmente, para jovens em situação de vulnerabilidade.

"A nossa juventude precisa de oportunidades, e esse programa aposta no diferencial de cada um deles”, afirmou.

A diretora-técnica do Sebrae, Marciane Santo, lembrou que a parceria foi fundamental para concretizar esta edição do projeto. “Sabemos o quanto é fundamental investir na qualificação da juventude, e essa união permitiu que todos esses jovens fossem qualificados e preparados para o mercado de trabalho”, destacou.  

 

Por: Andreza Teixeira /  Foto: Márcio Pinheiro

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL