Inicia o curso de formação para mais 105 candidatos do concurso público da Polícia Civil



Teve início nesta terça-feira, 22, o Curso de Formação Policial Profissional para a segunda turma de aprovados aos cargos de agente, oficial e delegado da Polícia Civil do Amapá (PC/AP). A aula inaugural aconteceu no Palácio do Setentrião. As capacitações prosseguirão por cerca de três meses e serão conduzidas através de uma parceria entre a Escola de Administração Pública (EAP) e Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento (Aifa).

Ao todo são 105 candidatos, sendo 13 para a função de delegado, 70 para o posto de agente de polícia e 22 para oficial de polícia. A solenidade de abertura da formação foi presidida pelo governador Waldez Góes, que parabenizou e deu as boas-vindas aos classificados.

“Hoje vocês estão dando início à última etapa para o ingresso definitivo na carreira de Polícia Civil”, lembrou o governador.

A amapaense Greyce Lobato, 29 anos, é uma das candidatas ao cargo de agende de polícia. Ela disse estar bastante empolgada para iniciar mais uma etapa rumo à realização do sonho de se tornar policial civil.

“É um momento muito gratificante estar aqui iniciando mais essa etapa rumo ao ingresso na Polícia Civil. Será a coroação de um esforço muito grande que iniciou ainda na primeira fase, com a prova em 2017, até estar aqui agora”, comentou.

Rodrigo Bezerra, 33 anos, é outro amapaense classificado para o cargo de agende policial. Ele garantiu que dará dedicação total ao curso para assumir em definitivo e cargo e melhor servir à população.

“A defesa do cidadão e a preservação da vida é o que tem que nortear os nossos próximos passos”, frisou.

A deputada estadual e delegada de Polícia Civil Marília Góes aproveitou a oportunidade para parabenizar os classificados e desejar um excelente curso de formação.

“Mesmo que vocês ainda não tenham sido aprovados em definitivo, tenham certeza de que a partir de agora vocês serão reconhecidos como policias civis”, destacou a parlamentar.

Planejamento

O chefe do Executivo Estadual, Waldez Góes, lembrou que os concursos públicos na área de segurança fazem parte de um planejamento iniciado em 2015. Desde então já foram realizados concursos para as polícias Militar, Civil, Polícia Técnico-Científica (Politec) e Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). Até o momento já foram empossados 521 servidores para reforçar a segurança pública.

“Todos esses investimentos fazem parte de um planejamento estratégico iniciado em 2015, pela minha equipe, para garantir avanços estruturais, tecnológicos e humanos na área da segurança pública”, afirmou Góes.

O secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Carlos Souza, lembrou que o Governo do Amapá também está investindo em tecnologia e infraestrutura. Para isso, o executivo conseguiu a liberação de recursos de emenda parlamentar da ordem de R$ 136 milhões.

“Os senhores terão a oportunidade de trabalhar em novos prédios, novas delegacias - totalmente equipadas - para melhor servir à população”, informou o secretário.

Curso de Formação

O delegado-geral de Polícia Civil do Amapá, Uberlândio Gomes, lembrou que o curso de formação é a última fase do certame e ainda possui caráter eliminatório. Conforme prevê o edital, será eliminado do curso o candidato que obtiver frequência acadêmica inferior a 60% da carga horária, bem como média final do curso inferior a 50%.

“O curso terá momentos teóricos e práticos para que eles estejam preparados para atuar em qualquer situação como policiais”, ressaltou Gomes.

A grade curricular da capacitação conta com as disciplinas direitos humanos, libras, defesa pessoal, investigação criminal, mediação de conflitos, armamento e tiro, procedimentos policiais eletrônicos, saúde ocupacional, qualidade de vida do servidor, princípio de excelência no atendimento, ética e cidadania, estágio tático-aéreo, resgates, sobrevivência na selva, dentre outros.

 

Por: Gabriel Dias /  Foto: José Baia/Secom

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL