Filtro de óleo: dicas para trocar o filtro do carro



Os automóveis possuem diversos filtros, podemos classificá-los como: filtros de ar, de óleo e de combustível, e apesar de cada um possuir características especificas, todos tem a função de evitar que peças e componentes do carro sejam danificados, protegendo-o contra resíduos e sujeiras, principalmente do motor.

Os filtros de óleo servem para eliminar impurezas que são geradas pela fricção das peças móveis do motor e pela combustão. Em geral, es­sas impurezas vêm do ar admitido para o motor, que acaba levando para dentro dos cilindros al­gumas partículas as quais o filtro de ar não con­seguiu segurar. Também há partículas no óleo geradas pelo desgaste natural das bronzinas, camisas, anéis e pistões, cujos resíduos podem causar danos ao conjunto. É importante entender quando chega a hora de realizar a troca, do filtro e óleo, para não correr o risco de fundir o motor.

Quando adquirimos um veículo, é de extrema importância ler e entender o manual do fabricante. Neste manual, há todas as condições para garantir o bom funcionamento do automóvel. É possível encontrar neste manual qual é o óleo adequado, que terá melhor custo benefício para o condutor, e que mais se adequa as características do carro. As recomendações variam de acordo com o fabricante e o modelo escolhido.

É importante sempre trocar o óleo e o filtro do carro, e em muitos casos, esta troca deve acontecer na mesma situação. O conjunto possui grande responsabilidade no funcionamento do carro, impedindo que as impurezas contaminem o motor e outras peças, por isto é importante um óleo e filtro limpos.

Um filtro de óleo mantém em seu interior um volume entre 0,5 e 1 litro de óleo usado. Quando não se substitui o filtro durante a troca do lubrifi­cante, esse volume de óleo usado se mantém no sistema e irá se misturar ao lubrificante novo que será colocado, o que vai contaminá-lo. Além dis­so, o filtro usado já estará impregnado com im­purezas que foram filtradas durante a circulação do óleo usado. Com isso, a sua eficiência será inferior à de um filtro novo e o próprio óleo novo terá vida útil reduzida.

Checar a quilometragem é um amigo do condutor. O manual informa qual a quilometragem ideal para a troca do óleo, porém este tempo pode ser influenciado por diversas variáveis, como tempo e forma de uso do automóvel. Sendo assim, antes de atingir a quilometragem delimitada, é importante realizar a troca.

Com a atual demanda dos motores, que trabalham com o lubrificante em temperaturas maiores e sob maior fluxo, manter um filtro velho com óleo novo vai prejudicar o motor. Economizar com o filtro agora pode significar danos ao motor e um maior custo de reparo para o cliente mais tarde. Manter óleo sujo no sistema, utilizado além da quilometragem especificada pelo fabri­cante, causa borra no motor e pode até fundi-lo. E é importante lembrar que o óleo deve ser trocado, não compensado.

Caso apareça algum problema relacionados ao filtro de óleo no seu veículo, procure um centro automotivo que seja de confiança, com mecânicos capacitados para identificar qualquer problema que seu carro possa apresentar. Desta forma, dá a possibilidade ao mecânico de poder fazer a substituição do filtro e do óleo, com peças que podem ser adquiridas no site www.autopecas-online.pt ou lojas físicas. Outro ponto importante: a não ser que você possua os conhecimentos necessários para realizar reparos e substituições, não os faça.

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL