Operação Stargazer: MPF e PF investigam fraudes no seguro-defeso no Amapá



Atuação conjunta do Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal (PF) resultou na deflagração da Operação Stargazer nesta quinta-feira (19), em Santana (AP). O objetivo foi cumprir cinco mandados de busca e apreensão contra envolvidos em fraudes previdenciárias no seguro-defeso. As medidas judiciais, expedidas pela 4ª Vara Federal, são endereçadas às residências dos investigados e às sedes da Colônia de Pescadores de Santana (Copesa) e da Associação de Pescadores Artesanais de Santana (Apescart).

A investigação preliminar aponta que o líder da organização criminosa aparelhou as instituições de pescadores artesanais do município, inclusive com familiares, para promover a inscrição fraudulenta de beneficiários que não fazem jus ao seguro-defeso. O nome da operação é uma referência ao modo de agir dos investigados, que se assemelha ao do peixe Stargazer, que se esconde na areia ou lama para atacar de surpresa suas presas.

Até o momento, os envolvidos no esquema são investigados por estelionato previdenciário e organização criminosa. Para os crimes, a legislação prevê pena de até 14 anos de reclusão.

*Com informações da Polícia Federal

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL