Carreta da Mulher fecha primeiro trimestre com mais de 5 mil atendimentos






A Prefeitura de Macapá concluiu o balanço do primeiro trimestre de funcionamento da Carreta de Atendimento Móvel da Mulher. Desde que foi entregue à população, em março deste ano, o veículo está no espaço da UBS Infraero.
 
Até 31 de maio, 5.640 atendimentos foram feitos, entre consultas ginecológicas, coleta de PCCU e ultrassonografias. Março teve o maior número de acolhimentos, foram 1.200 consultas ginecológicas, 800 coletas de preventivo e 600 exames de ultrassonografias das mamas e transvaginal, totalizando 2.600 procedimentos.
 
Nas próximas semanas, a carreta ficará em manutenção para que seja deslocada para o próximo bairro. “Nossa proposta era manter ela por três meses no espaço da UBS Infraero. Com os atendimentos concluídos, iniciamos um estudo para verificar qual será o próximo bairro a receber os serviços que proporcionam um conjunto de atividades na área de prevenção e controle de doenças”, explica a secretária municipal de Saúde, Silvana Vedovelli.
 
A Carreta da Mulher
 
Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, oferecendo consultas ginecológicas, exames de ultrassonografia e coleta de exame Preventivo do Câncer de Colo do Útero. No caso de ultrassonografia, é necessário apresentar requisição médica. Este encaminhamento é feito pelas unidades de saúde da rede municipal que funcionam no entorno dos locais de atendimento. Para a coleta de PCCU, o agendamento é feito na própria unidade móvel, mediante triagem da equipe de atendimento.
 
Por Jamile Moreira / Fotos: Arquivo PMM

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA COTIDIANO