‘Sacaca na Folia’ resgata baile infantil de carnaval e leva visitas ao museu

Compartilhe:





Crianças brincaram, dançaram e aprenderam sobre cultura na programação do “Sacaca na Folia”, que ocorreu neste domingo, 23. Com entrada gratuita, o baile infantil resgata as raízes do carnaval, além de aumentar as visitas no Museu Sacaca.

A programação preparada para pais e filhos contou com brincadeiras, pinturas carnavalescas, marchinhas de carnaval e visitas à Exposição a Céu Aberto do Museu, que apresenta a vida de ribeirinhos e conta histórias do povo amapaense.

 

Maria Fernanda aproveitou bastante a programação ao lado da filha Yasmim, de 9 anos. A mãe destaca a importância da iniciativa do poder público que une o lazer e a educação cultural.  

“Esse tipo de evento é de grande importância para o desenvolvimento cultural das crianças. Não podemos ficar sem esse tipo de atividade dentro de nossa cidade. Todos precisamos desse tipo de entretenimento”, destacou Maria Fernanda.

Baile de carnaval

 

Realizado pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), o “Sacaca na Folia” está na segunda edição. A programação é um resgate dos tradicionais bailes infantis de carnaval.  

“O evento é fruto do planejamento feito por equipes do IEPA e Governo do Estado, partindo da necessidade de proporcionar as crianças de nossa cidade mais alegria e entretenimento”, destacou a coordenadora do Museu Sacaca, Eliane Nascimento.

O nome do evento é uma homenagem ao Mestre Sacaca, que, além de um curandeiro e conhecedor das plantas da Amazônia, também reinou por muitos anos como Rei Momo do carnaval amapaense, sendo o primeiro rei da corte do Carnaval.

Parte desta história de seu reinado, juntamente com as fantasias e peças usadas durante a quadra momesca do carnaval, pode ser encontrado no museu, no setor chamado “Memorial Sacaca”, inaugurado pelo Governo do Estado em 2018.

 

Por: Claudio Rogério /  Foto: Maksuel Martins/Secom

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA Notcia