Coronavírus: primeiro caso é confirmado no Amapá

Compartilhe:





O Governo do Amapá confirmou o registro do primeiro caso do novo coronavírus (COVID-19) no Estado. Trata-se de uma mulher, de 36 anos, que reside em Macapá. A informação foi dada pelo governador Waldez Góes, na manhã desta sexta-feira, 20, em coletiva de imprensa, que teve a participação do prefeito da capital, Clécio Luís.

A paciente está em isolamento domiciliar, com acompanhamento de uma equipe pública de saúde, e seu quadro é estável. Ela é de Macapá e esteve em Belém (PA), onde esteve em contato com uma amiga que estava em São Paulo (SP).

O governador Waldez Góes reforçou a importância do cuidado e ressaltou as novas medidas para contenção do vírus no decreto nº 1414.

“São medidas para restringir a circulação de pessoas em todo o estado, como forma de evitar o avanço do vírus”, evidenciou o governador.

O resultado é de uma das 50 amostras enviadas ao Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém (PA) responsável pela análise. Dessas, uma foi confirmada positiva, as outras 49 foram descartadas. Agora no Amapá, são 49 casos descartados, 24 casos suspeitos e um confirmado. O IEC validou todas as amostras, ou seja, não há necessidade de contraprova nos testes, os resultados são definitivos.

O Amapá entra na primeira etapa da 3° fase do Plano de Contingência implantado pelo GEA para proteger população com ações de prevenção e contenção do novo coronavírus.

Para o prefeito de Macapá Clécio Luís, as medidas são necessárias diante o cenário.

“Vamos desdobrar as medidas dos decretos, para que sejam cumpridos rigorosamente como informamos para enfrentarmos esse cenário”, disse.

 

Por: Anne Santos /  Foto: Anne Santos/Secom

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA Notcia