Frutas, legumes e embalagens: saiba como higienizar suas compras



Todo cuidado para ajudar a conter o coronavírus é válido, por isso, veja dicas que você pode adotar na higienização de produtos e alimentos após as compras, já que o vírus pode permanecer por algumas horas em superfícies.

As compras de itens essenciais podem ser realizadas em estabelecimentos comerciais de 6h às 19h, atendendo ao decreto 1497/2020 do Governo do Estado. Esses locais também devem seguir medidas de segurança orientadas pela Superintendência de Vigilância em Saúde.

“Essas práticas ajudam a reduzir, de forma direta, o risco de contaminação do Coronavírus, seja por embalagens ou alimentos, e deveriam ser de forma constante, pois evita várias doenças causadas por bactérias ou outros vírus”, frisou o epidemiologista da SVS, Patrício Almeida.

Higienização de produtos embalados

A higienização de produtos embalados com plástico é mais simples, basta usar álcool 70% ou solução clorada (agua sanitária diluída em água), passando pano limpo com esses produtos ou, se possível, lavar com água e sabão.

Higienização de frutas, verduras e legumes

Os alimentos que serão consumidos precisam passar por cuidados:

  • Antes de manipular, higienizar as mãos com água e sabão
  • Retirar as partes que não serão utilizadas para consumo
  • Lavar em água corrente
  • Colocar a solução clorada na água e deixar as frutas, legumes e verduras de molho por 15 minutos
  • Enxaguar em água potável
  • Secar os alimentos naturalmente. As folhas devem ser guardadas em recipiente com tampa, para aumentar sua durabilidade

 

Preparação da água clorada

A água clorada serve para diversos tipos de limpeza e é eficiente no combate ao Coronavírus.

A solução para pode ser feita da seguinte forma

  • Água sanitária – sem alvejante e perfume – com 1% de hipoclorito de sódio, colocar 2 colheres de sopa para cada litro de água.
  • Água sanitária – sem alvejante e perfume – com 2,5% de hipoclorito de sódio, colocar 1 colheres de sopa para cada litro de água.


Obs: as informações da porcentagem de hipoclorito de sódio são encontradas na embalagem do produto

 

Por: Nathanael Zahlouth

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL