Amapá terá apoio de programa da Unicef para combater a evasão escolar



O Governo do Amapá agora conta com apoio da estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar. O programa do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) busca implentar e avaliar políticas e ações que superem necessidades apontadas na educação, como a evasão escolar. 

A ideia é constituir uma grande rede de pessoas e instituições que estejam realmente preocupadas em garantir que as crianças e adolescentes brasileiros tenham trajetórias de sucesso escolar. A estratégia já faz parte do sistema pedagógico de outras secretarias na região Norte, contribuindo com o processo de aprendizagem dos estudantes da educação básica e, agora, fortalecerá também as ações da Secretaria de  Estado da Educação do Amapá (Seed).

Em todo Amapá, o número total de estudantes da rede pública em distorção idade-série é de 48.723, sendo 37.126 matriculados em escolas estaduais. A Seed contará com o apoio técnico do programa para a construção de ferramentas que auxiliarão no monitoramento, acompanhamento e implementação de proposta pedagógicas voltadas para o sucesso escolar desses alunos.

“O alto índice de distorção de idade-série acaba acarretando em problemas como a evasão escolar, abandono e reprovação. Garantir que os estudantes concluam os estudos na idade convencionada é uma das metas estabelecida no Plano Estadual de Educação", disse a secretária-adjunta de Políticas da Educação da Seed, Neurizete Nascimento.

A gestora detalha que, para que isso ocorra, é importante implementar políticas educacionais e programas efetivos de apoio às escolas e, principalmente, aos estudantes que se encontram nessa situação.

A estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar considera que a complexidade do problema do fracasso escolar e da distorção idade-série exige ações integradas em três níveis de gestão: das redes, da escola e da sala de aula. Daí a importância da parceria do Unicef com as Secretarias estaduais e municipais.

O programam utiliza uma plataforma que beneficia professores e alunos da rede pública de ensino, com oficinas, formação continuada, palestras, debates entre outros. A Seed e a Unicef, através da utilização dessas ferramentas, tem o objetivo de garantir o suporte para a reversão de problemas apontados.

 

Por: João Marcos Chaves /  Foto: Divulgação/ Trajetorias do Sucesso

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL