‘Nasci de novo às vésperas do meu aniversário’, diz vítima resgatada pelo GTA, após pouso de emergência de aeronave no rio Amazonas



Às vésperas de completar 55 anos de vida, Alexandre Costa foi resgatado pelo Grupo Tático Aéreo (GTA) após a aeronave em que estava com mais dois homens; o piloto Sandoval e o agrônomo Sérgio Paulo, 57 anos, fazer um pouso de emergência. O acidente ocorreu na tarde desta sexta-feira, 21 e por volta de 17h horas o GTA recebeu o chamado para o resgate e partiu em mais uma missão de salvamento. Duas horas depois, dois dos três tripulantes chegaram a Macapá sem ferimentos.

A aeronave saiu de Belém com destino à Macapá.  O empresário Alexandre lembra o momento do acidente.

“Percebi o piloto fazendo manobras às margens do rio. Nasci de novo, às vésperas do meu aniversário. Passar por esse susto e estar vivo, voltando para casa, é muita emoção”, disse o empresário.  

De acordo com Sérgio Paulo, ocorreu uma falha de combustível e o piloto fez um pouso de emergência.

“Foi tudo tão rápido. O piloto conseguiu fazer o motor funcionar e fazer um pouso de emergência próximo às margens do rio, onde fomos socorridos por ribeirinhos que passaram na hora e acionaram o GTA. Agradeço a Deus, à habilidade do piloto, aos ribeirinhos e ao GTA que fez o nosso resgate”, disse Sérgio Paulo, um dos sobreviventes.

De acordo com o Coronel Almir Avelar, que estava coordenando a missão, esse tipo de acidente nesta região não é comum, a experiência do piloto contribuiu para evitar que o acidente não fosse mais grave.

"Estávamos em missão quando recebemos o chamado, fomos até o local, identificamos que os tripulantes estavam com vida e sem ferimentos. Então fizemos o resgate de dois tripulantes, o piloto preferiu ficar no local”, informou.

O piloto da aeronave permaneceu no local para cuidar dos protocolos de retirada da aeronave da água.

 

Por: Anne Santos /  Foto: Albenir Sousa

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL