SVS registra aumento nos casos de dengue em agosto em comparação com julho

Compartilhe:





O último relatório epidemiológico sobre casos de dengue, chikungunya e zika vírus concluído na semana passada e, apresentado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), aponta para um aumento no número de casos de dengue no estado do Amapá.

O relatório mostra que no mês de agosto de 2020 houve um aumento de 121% de casos de dengue no estado em comparação com o mês de julho, passando de 14 para 31 casos. Quando comparado com o ano de 2019, verificou-se uma redução nos casos das três doenças apresentadas no relatório. 

No mês de agosto de 2019 foram registrados 147 casos de dengue no estado, no mesmo período de 2020 apenas 31 registros. No caso da Chikungunya foram 37 casos em agosto do ano passado e apenas 5 registros no mesmo mês deste ano. A redução da zika foi ainda mais acentuada, sendo 6 registros em agosto de 2019 e zero no mesmo período de 2020.

O técnico da Unidade de Controle de Vetores, Aldo Maurício dos Santos, explica que o aumento nos casos de dengue neste período do ano é normal, devido a sazonalidade da doença, que nesta época se torna mais propícia para a proliferação do Aedes aegypt. 

“Esse aumento de casos de dengue é sazonal. Nós já esperávamos um amento dessas doenças nesse período. Entretanto, muitas pessoas não estavam procurando as UBS’s por conta da pandemia de coronavírus, o que dificulta o tratamento e o controle. Então é necessário que as pessoas que apresentem sintomas similares aos dessas doenças, procurem a UBS próxima de casa para que possa se tratar o quanto antes”, alertou o técnico.

 

Por: Nelson Gama /  Foto: Reprodução secom

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA Notcia