Definido novo formato para a celebração Círio de Nazaré 2020

Compartilhe:





A celebração do 2º domingo de outubro acontece na Catedral São José e nas Paróquias. Em carro aberto, imagens peregrinas percorrem os bairros de Macapá

Nesta sexta-feira (11), o bispo de Macapá dom Pedro José Conti anunciou nas redes sociais e nos meios de comunicação da Diocese o novo formato para as celebrações deste ano do Círio de Nazaré.  Os eventos centrais preparados para os dias 10 e 11 de outubro acontece na Catedral São José e, simultaneamente, na Igreja Matriz de cada Paróquia de Macapá.

De acordo com o bispo, este será “o Círio nas Paróquias”. A descentralização das celebrações é a medida para evitar a aglomeração de público, bem como, possibilitar que os fiéis vivam dentro de cada realidade paroquial a tradição do Círio.

Segundo a programação, no sábado (10), às 19h, uma missa será celebrada na Catedral São José para a apresentação do manto da imagem principal. Após a celebração, serão entregues aos quatro Vicariatos as imagens peregrinas.  Após a missa, às 21h, uma Vigília de Oração será realizada com a presença dos Movimentos Eclesiais, Novas Comunidades e Grupos da Diocese de Macapá.

Simultaneamente a missa da Catedral, as comunidades estarão reunidas na Igreja Matriz de cada Paróquia para celebrar também a missa pré-festiva votiva à Virgem de Nazaré, como expressão de comunhão eclesial e devoção. Também nas Paróquias deverá acontecer após a celebração uma vigília de oração, desta vez, com a participação da juventude.

No domingo, às 7h, na Catedral e também em cada Igreja Matriz Paroquial, acontece a tradicional Missa do Círio. Após as celebrações, as quatro imagens peregrinas percorrem em carro aberto os bairros da capital, de acordo com o percurso organizado por cada Vicariato. A imagem principal permanecerá exposta na Catedral São José para as celebrações das 10h e 19h do dia do Círio, para as celebrações da semana e eventos da programação social.

A Comissão Organizadora convida os fiéis no dia do Círio a ornamentarem com enfeites e altares a frente das residências ou outros ambientes possíveis para fazerem sua homenagem à Virgem de Nazaré durante o percurso, sempre respeitando as medidas de distanciamento e uso de máscara.

Homenagens

Dom Pedro Conti também anunciou que outra novidade nesta programação acontece após a missa das 10h no domingo (11). Em frente à Catedral São José vai acontecer uma homenagem às vítimas da Covid-19 no Amapá. Após a homenagem, será realizada uma queima de fogos em honra a Nossa Senhora de Nazaré.

A queima de fogos será está programada também para o final de cada carreata dos Vicariatos, podendo também ser realizada pelas comunidades ou pelas famílias reunidas.

O Círio nas Paróquias continua de 11 a 17 de Outubro com as imagens peregrinas percorrendo as igrejas, capelas, comunidades, instituições e famílias, segundo a programação e percurso organizado por cada Vicariato.    


Por Jefferson Souza - Pastoral da Comunicação

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA Notcia