Governadores da Amazônia Legal debatem economia verde, inovação e agronegócio de baixas emissões

Compartilhe:





Transformar a Amazônia Legal em uma região competitiva, integrada e sustentável são os objetivos traçados durante o 21° Fórum de Governadores da Amazônia Legal que iniciou de forma online nesta terça-feira, 22, dentro da programação do Conecta Sebrae Agrolab Amazônia.

O encontro foi aberto pelo governador do Amapá, Waldez Góes, que é presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal. Os governadores e técnicos participaram de um painel que debateu sobre economia verde, inovação e agronegócio de baixas emissões.

"Não há nenhuma dissonância entre as práticas desses governos com essa agenda da economia verde. Há um compromisso integral com o fortalecimento da governança territorial e ambiental, para garantir o avanço na regularização fundiária, no zoneamento ecológico-econômico, na tecnologia e infraestrutura", destacou o governador do Amapá, Waldez Góes.

O painel desta manhã foi dividido em cinco palestras: Nova Economia para a Amazônia; Perspectivas para o Agronegócio de Baixas Emissões; Integrando Ciência e Inovação para o desenvolvimento socioeconômico sustentável da Amazônia; 10 Princípios Empresariais para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia; e Regularidade Ambiental – Estratégia para o Desenvolvimento Sustentável.

Tecnologia

Durante a abertura do fórum, o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Celso Moretti, anunciou um plano de trabalho entre a empresa e o Consórcio Interestadual da Amazônia Legal para desenvolvimento de tecnologias que garantam o desenvolvimento sustentável da região amazônica.

"Compartilhamos o interesse comum do desenvolvimento sustentável e do agronegócio de baixas emissões, considerando o valor da floresta em pé. E eu não tenho dúvidas que essa parceria vai fortalecer e ampliar o uso das tecnologias disponíveis nos nossos centros de pesquisas", anunciou o presidente da Embrapa.

Agrolab Amazônia

A feira do agronegócio Conecta Sebrae Agrolab Amazônia, já se estabelece não apenas como o mais relevante evento 100% digital voltado ao agronegócio da Amazônia Legal, mas também pela expectativa de negócios que poderão ser gerados, uma vez que centenas de expositores poderão interagir com potenciais novos mercados do mundo inteiro.

Fórum de Governadores da Amazônia Legal

O Fórum ocorrerá nos dias 22 a 24 dentro da Agrolab Amazônia, alternando programações abertas com reuniões setoriais, dentro da plataforma digital disponibilizada através do site www.agrolabamazonia.com e para acessar basta realizar um cadastro. Já no dia 29 de setembro acontecerá a assembleia geral do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal.

 

Por: Gabriel Dias /  Foto: Marcelo Loureiro / Secom

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA Notcia