COVID-19: USO DE MÁSCARA CONTRIBUI NA PREVENÇÃO DO CORONAVÍRUS

Compartilhe:





A Prefeitura de Macapá segue orientando a população sobre os métodos básicos de higiene para evitar a proliferação do novo Coronavírus. Nesse período de pandemia, os cuidados com a higiene pessoal são importantes para que cada pessoa faça a sua parte, evitando lugares com grande aglomeração, utilizando máscara e mantendo a distância mínima de um metro e meio.

“O uso de máscara é fundamental, assim como a utilização contínua de álcool em gel, higienização das mãos, circulação de ar em ambientes laborais e troca de máscaras. Neste momento é essencial para proteger o indivíduo e as outras pessoas que convivem com ele”, destaca o médico da Vigilância Epidemiológica de Macapá, Anderson Walter.

As recomendações do Ministério da Saúde quanto às medidas gerais válidas de prevenção individual foram em relação à etiqueta respiratória, ou seja, métodos como cobrir a boca com o antebraço ou lenço descartável ao tossir e espirrar. A principal orientação é o uso de máscara constante, seja cirúrgica ou de tecido.

As máscaras descartáveis, por exemplo, possuem uma durabilidade de apena 4 horas, precisando ser trocadas. Já as de tecido precisam ser higienizadas corretamente. As máscaras descartáveis devem ser trocadas a cada três horas.

“O vírus que causa a Covid-19 é por meio de gotículas geradas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou exala. Essas gotículas são muito pesadas para permanecerem no ar e são rapidamente depositadas em pisos ou superfícies. O uso de máscara e a lavagem das mãos podem evitar essa disseminação”, explica o médico.

Dez dicas básicas:

1 – Lave as mãos com água e sabão antes de entrar em casa;

2 – Se não puder lavar as mãos antes de entrar, evite tocar nas coisas antes de lavar as mãos;

3 – Tire os calçados e higienize;

4 – Se precisar trazer as roupas para dentro, coloque-as em um cesto para lavar separado;

5 – Não cumprimente crianças, cônjuges ou outras pessoas que morem na casa antes de trocar de roupa e lavar as mãos;

6 – Se possível, tome banho assim que chegar;

7 – Desinfete celular, chaves e cartões bancários com álcool 70%;

8 – Mochilas e bolsas de uso diário também devem ser higienizados;

9 – Limpe as embalagens que trouxe com solução de água sanitária (20 ml para cada 1 litro de água);

10 – Lave alimentos com água e sabão e os deixe 10 minutos imersos em solução de água sanitária (20 ml para cada 1 litro de água).

 

Cássia Lima

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA Notcia