Ibope coloca fogo no Parquinho

Compartilhe:





Saiu a primeira pesquisa do IBOPE das eleições de 2020 em Macapá. (veja os resultados). Fogo no parquinho, com o empate técnico entre os quatro primeiros colocados.

Quem saiu bem na foto - ou pelo menos melhor do que esperava – está comemorando, enquanto quem sonhava com posição melhor é só queixas.

As lamentações mais ruidosos foram dos aliados de Capiberibe, atribuindo, como sempre, o resultado da pesquisa a manobras suspeitas do Ibope.

Os 17% de Capi, com apenas 1% acima de Josiel, são realmente desanimadores para o PSB. Sinal de que o reforço da Rede, de Randolfe, é, até aqui, um  tiro pela culatra.

Nas eleições majoritárias de que participa, Capiberibe sempre aparece muito forte nas primeiras pesquisas. Em geral acima dos 20%, com vantagem significativa sobre seus concorrentes mais próximos. Depois vai caindo, caindo, e acaba derrotado. Sua última vitória em eleição para cargo do Executivo foi no logínquo 1998...

Dessa vez, já começou magro. Se a tendência de cair à medida que a campanha avança se mantiver, Capi pode ficar fora do segundo turno.

A turma de Josiel comemora o resultado do Ibope. Mais pelo resultado magro de Capiberibe, do que pela força do candidato, que representa a continuidade da gestão do prefeito Clecio e conta com um batalhão de aliados, capitaneado pelo mano Davi, presidente do Senado. Força política que até aqui não se traduz em intenção de votos.

Quem comemora mais e com mais razão os números do Ibope, são os dois candidatos da chamada terceira via: Patrícia Ferraz e Dr. Furlan, com 13% cada um.

Com muito pouco tempo de TV e rádio, os dois focam suas campanhas nas redes sociais.

Patrícia, bonita e de fala fácil, bate forte no prefeito atual, que tem alta aprovação, a despeito dos evidentes problemas de uma cidade muito mal cuidada.

Dr. Furlan começou a campanha sério, falando sobre saúde com ar doutoral. Aos poucos, os filmes mudaram de tom. O candidato passou a exibir  suas virtudes atléticas , correndo em slow motion e jogando futlama.  Como parece estar dando resultado, deve ser cada vez menos doutor e a cada filme mais peladeiro.

Já descolado dos líderes, o bolsonarista Cirilo Fernandes, com 8%, é o candidato com melhor desempenho no grupo de baixo., deixando para trás figuras carimbadas da política local,  como Marcos Roberto, que carrega o estigma da herança petista, e o deputado estaduall Paulo Lemos, pesolista, com magérrimos 2% cada um. Os dois conseguem a proeza de ficar atrás dos ainda ilustres desconhecidos Pr. Guaracy e Gianfranco, cada um com 3%, e de empatar com Hraoldo Iran. Para os integrantes desse grupo do fim da fila, a pesquisa do Ibope é só mais uma má notícia trazida pela campanha eleitoral.

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA Notícia