Apagão: balsas com geradores termelétricos visando retorno 100% da energia chegam ao AP



Chegaram ao Amapá pelo Rio Amazonas nesta segunda-feira (16) balsas com geradores termelétricos - movidos à combustível - para instalação em subestações de Macapá e Santana. Os equipamentos buscam aumentar e atingir 100% da capacidade de fornecimento de energia ao estado, que sofre há 14 dias com um apagão que limita o fornecimento em 13 dos 16 municípios.

As balsas vindas de Manaus chegaram na área portuária de Santana e serão distribuídas às subestações da Eletronorte. As estruturas também passaram por alterações para receber os cerca de 40 geradores.

A empresa acrescentou que os equipamentos vão permitir restabelecer em 100% a energia para o estado, mas a capacidade de atendimento vai aumentar aos poucos, a medida que cada equipamento for entrando em operação, com isso, o prazo para retomada total ainda é indefinido.

A solução é provisória. Para garantir o abastecimento com segurança e reserva de energia é necessária é a instalação de um segundo transformador na subestação que pegou fogo em Macapá e causou o apagão.

A montagem deste equipamento está previsto para esta semana; nesta segunda-feira o transformador, que pesa cerca de 100 toneladas, começou a ser transportado de Laranjal do Jari, no sul do estado, numa operação logística que envolve balsas e caminhões.

Até a instalação do transformador, os geradores termelétricos devem produzir cerca de 45 megawatts de energia, o suficiente para atingir 100% da carga necessária para o estado, que atualmente é de cerca de 90%, o que deixou as 13 cidades sob rodízio na distribuição.

Transformador sendo transportado de Laranjal do Jari até Macapá — Foto: Emiliano Capozoli/Gemini

 

Continuidade e retomada

A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) declarou, na semana passada, que o fornecimento total deve ser normalizado só em 26 de novembro, mas o prazo depende de planejamento do Ministério de Minas e Energia (MME).

A Rede Globo apurou ainda que, em 5 anos de operação, a subestação que pegou fogo não recebeu uma única fiscalização presencial da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Um dos três transformadores, que deveria ser acionado em caso de pane nos outros dois está em manutenção desde o ano passado. Em nota, o Ministério de Minas e Energia informou que havia previsão de instalação de um quarto transformador na Subestação Macapá. Mas apenas se aumentasse o consumo, o que até o momento não ocorreu.

A Aneel esclareceu ainda que a fiscalização do setor de transmissão de energia elétrica ocorre continuamente e tem por base o monitoramento de indicadores de desempenho das transmissoras. As causas do incêndio que provou a crise ainda estão sendo investigadas.

 

Fonte: https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2020/11/16/apagao-balsas-com-geradores-termeletricos-visando-retorno-100percent-da-energia-chegam-ao-ap.ghtml / Foto: Rede Amazônica/Reprodução

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL