PROGRAMAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE MACAPÁ INICIA COM TRANSMISSÃO DO VI FESTIVAL DE IEMANJÁ



A Prefeitura de Macapá, por meio do Instituto Municipal de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), prepara uma programação especial para o VI Festival de Iemanjá. Este ano, em virtude da pandemia da Covid-19, a festa poderá ser acompanhada por meio de uma transmissão ao vivo. A Live acontece nesta terça-feira (2) e a programação de saudação à Rainha do Mar já faz parte dos festejos pelos 263 anos da cidade de Macapá.

A Live inicia às 17h30 na página da Prefeitura de Macapá no Facebook. A programação conta com homenagens aos membros das comunidades tradicionais de terreiro que foram vítimas da Covid-19, entregas das oferendas e banho de cheiro. Todas as atividades serão transmitidas virtualmente e foram organizadas em parceria com Federação dos Cultos Afro-religiosos de Umbanda e Mina Nagô do Amapá (Fecarumina).

De acordo com a diretora-presidente do Improir, Maria Carolina, o Festival deseja saudar Iemanjá, respeitando o sagrado e observando todos os critérios de prevenção à Covid-19.

“O festival de Iemanjá, que visa saudar a Rainha do Mar, será feito de maneira adaptada, mas sempre respeitando o divino, o simbólico. A programação será mais enxuta. No momento, não podemos chamar o público devido ao período atípico que vivemos, mas queremos despertar um carinho, renovar as forças para enfrentarmos este momento tão difícil de pandemia”, ressaltou a diretora.

O Festival de Iemanjá tem como objetivo desmistificar e fortalecer as ritualísticas do candomblé, umbanda e tambor de mina, valorizando as manifestações tradicionais da cultura negra em Macapá.

As honrarias à Rainha do Mar acontecem tradicionalmente no dia 2 de fevereiro, data que simboliza o dia da divindade no Brasil. Iemanjá é amada por muitos devotos, na mitologia Iorubá, é filha de Olokun, deusa dos mares, e mãe da maioria dos orixás.

Programação
Dia 2 de fevereiro – terça-feira
17h30 – Início da Live com homenagens aos membros de comunidades tradicionais de terreiro vítimas da Covid-19
18h – Pronunciamento das autoridades religiosas e gestores públicos municipais
18h30 – Rufar dos tambores com saudações de candomblé, umbanda e mina
19h20 – Ritual de entrega das oferendas e banho de cheiro
20h30 – Encerramento da Live

Aline Paiva

Instituto Municipal de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial

 

 

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL