PM/AP intensifica policiamento ostensivo com criação de novo batalhão






A Polícia Militar do Amapá (PM/AP) começa a operar a partir desta segunda-feira, 4, com uma nova tropa no policiamento especializado. Trata-se do Batalhão de Força Tática, que tem a missão de realizar o policiamento ostensivo de maior complexidade, além de atuar em ocorrências que fujam do cotidiano.

Entre as demandas da nova unidade, estão o controle de manifestações populares, sequestros e assaltos com reféns. Para se tornarem aptos a desenvolver suas funções na nova unidade, os 84 policiais passaram por um Curso de Força Tática, cujo encerramento foi na manhã desta sexta com a entrega de certificados.

O Batalhão de Força Tática, que substituiu o Batalhão de Rádio Patrulhamento Motorizando (BRPM), terá como comandante o major André Carvalho e ficará subordinado ao Batalhão de Operações Especiais (Bope).

Com a implantação do batalhão, conforme o major, o policiamento diário será reforçado. A unidade tem como missão fortalecer, diariamente, o trabalho ostensivo. “Estamos ampliando a capacidade de policiamento tático da cidade. O investimento do governo do Estado na segurança pública é de extrema importância para a diminuição da criminalidade”, frisou o comandante.

Na ocasião, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), entregou à Polícia Militar 20 novas motocicletas. Os veículos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar, com contrapartida do Estado, e serão usados no reforço do policiamento da capital.

“As novas motocicletas vão aumentar a eficiência do policiamento, em função da mobilidade proporcionada diante das dificuldades do trânsito, principalmente nas áreas de difícil acesso”, destacou o secretário de Segurança Pública, Ericlaudio Alencar, complementando que “a criação do Batalhão de Força Tática, com policiais treinados, para atuar nos casos de grande complexidade, sem dúvida alguma, só reforça a segurança pública”.

Para o comandante-geral da PM/AP, coronel Rodolfo Pereira, a implantação da Força Tática é um avanço na corporação. “Nossas equipes de patrulhamento tático foram treinadas para uma ligeira resposta, de forma enérgica, combatendo a criminalidade em todo o Estado. Além dos benefícios para a sociedade em geral, é um grande avanço para a polícia”, explicou o comandante.

Operação Papai Noel

Nesta segunda-feira, a Polícia Militar também deu início à Operação Papai Noel, que acontece todos os anos para intensificar o policiamento e prevenir os crimes contra o patrimônio e a vida nas datas em que há maior fluxo de dinheiro nas áreas comerciais. As rondas serão realizadas de automóvel, motocicletas e a pé nas áreas com maior fluxo de pessoas e em frente às agências bancárias.

A PM/AP também conta com uma unidade móvel para monitoramento no centro comercial de Macapá. Câmeras de segurança captam imagens 24 horas e auxiliam os policiais nas ocorrências ou, até mesmo, na identificação de suspeitos.

A polícia está nas ruas 24 horas por dia, mas é necessário que a população tome alguns cuidados nessa época de fim de ano para não ser alvo de bandidos:

Não manusear dinheiro nas ruas e, se possível, pagar as contas com cartão;

Evitar locais de aglomerações de pessoas;

Evitar sair às ruas com joias e adereços que chamem a atenção;

Ficar atento aos esbarrões;

Ter cuidado com a forma de portar ou carregar bolsas e, principalmente, cuidados com a utilização do telefone celular, pois as redes sociais fazem com que as pessoas andem nas ruas de forma dispersa, fator que tem contribuído para o aumento de furtos de aparelhos.

Por: Mônica Silva / Foto: Marcio Bacellar

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA COTIDIANO