Prefeitura de Macapá inicia mais uma etapa do LIRAa






A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou nesta segunda-feira, 5, mais um ciclo do Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2018. O LIRAa é feito pelos agentes de endemias e acontecerá em todos os bairros da capital até 14 de março, identificando os bairros onde há um número maior de focos de criadouros do mosquito.

O levantamento é considerado um instrumento fundamental na orientação das ações de controle das endemias causadas pelo mosquito Aedes e que serão adotadas pelo Município, possibilitando assim o planejamento das ações de prevenção. “Os ciclos feitos durante o período chuvoso são os mais importantes, pois é quando ocorre o aumento natural de mosquitos. Por isso, é importante que os munícipes recebam os agentes de endemias e que colaborem com o serviço de vistorias. Os resultados apresentados pelo Liraa são essenciais para nossas ações de combate e controle ao mosquito”, comentou o diretor da Vigilância Ambiental, Josean Silva.

Com a conclusão do ciclo, novas ações de combate e controle do mosquito Aedes serão desenvolvidas no município durante todo o ano. O primeiro levantamento realizado em 2018 classificou o município como médio risco de infestação, tendo como principal foco do mosquito o lixo doméstico e resíduos abandonados a céu aberto.

Por Jamile Moreira
 

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA COTIDIANO