Macapá é reconhecida como segunda capital da região Norte com melhor índice de cura da tuberculose



Macapá é a segunda capital da região Norte do país com o melhor índice de cura da tuberculose. É o que aponta o último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde (MS). Nele, são apresentados os avanços obtidos na implantação do Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose e mostra que 88,7% dos pacientes que realizaram tratamento no município obtiveram cura.

Até 2013, Macapá ocupava o segundo lugar com o pior índice de cura. Mas, com as melhorias na saúde, o diagnóstico mais rápido e tratamento da doença, conseguiu reverter esse quadro e tornar-se a segunda capital em índices de cura da doença. “O fortalecimento do Tratamento Diretamente Observado [TODO], o fluxograma de atendimento e a busca ativa de novos pacientes foram fundamentais para conseguirmos essas melhorias na cura dos nossos pacientes. O boletim também aponta que somente 4% abandonam o tratamento”, informa a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Tuberculose, Nadir Lamarão.

Além do índice de cura, Macapá também conseguiu importantes reduções nos casos da doença. Em 2017, 129 pessoas foram acompanhadas para tratamento; em 2018, foram 81; e este ano, 19 pessoas já foram diagnosticadas e fazem tratamento na rede municipal, recebendo a medicação necessária por meio das unidades de saúde. Hoje, a Prefeitura de Macapá oferece em todas as suas UBS’s profissionais capacitados para notificar os pacientes suspeitos da doença, encaminhar para a realização de exames e orientar no tratamento, que inclui a distribuição da medicação e avaliação periódica do paciente até o fim do tratamento, que tem duração mínima de 6 meses, além de palestras educativas e ações itinerantes.

 

Jamile Moreira

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL