Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor tem cinco vencedores na etapa estadual



Prefeitos vão representar o Amapá na etapa nacional da premiação em Brasília; os participantes nesta fase recebem o Selo Prefeito Empreendedor Finalista Nacional

 

Denyse Quintas

 

Na etapa estadual na 10ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, a instituição promove os projetos com resultados comprovados, que mostram a força dos pequenos negócios, no desenvolvimento dos municípios. Na ocasião, os prefeitos recebem reconhecimento e premiação por estímulo ao surgimento de pequenas empresas e modernização na gestão pública, no triênio 2017/2019.

 

Inscritos

 

Para participação na etapa estadual, as prefeituras dos municípios de Macapá, Santana, Pedra Branca do Amapari, Tartarugalzinho, Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Amapá e Serra do Navio, inscreveram 13 projetos, em seis (6) categorias, entre elas, Pequenos Negócios no Campo; Desburocratização e Implementação da RedeSimples; Compras Governamentais de Pequenos Negócios; Inovação e Sustentabilidade; Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI; e Empreendedorismo na Escola.

 

Comissão

 

A comissão avaliadora do prêmio é composta por três (3) membros, entre eles, a representante do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), Célia Almeida; Federação da Agricultura e Pecuária do estado do Amapá (Faeap), Rubilar da Rocha Portal e Federação das Entidades de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Femicro), Raimundo Simão Batista.

 

Sebrae

 

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Amapá (CDE) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá (Faeap), Iraçu Colares, falar do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, basta usar a própria declaração dos prefeitos, de que uma competição nessa magnitude é uma sacudida, uma chacoalhada nos prefeitos para estimular cada vez mais a atividade empresarial nos respectivos municípios.

 

“Até porque, é uma chamada de atenção, de acordo com os próprios depoimento, que não é possível uma prefeitura, qualquer que seja o porte do município, resolver os problemas de desemprego na sua região, pois é impossível atender à todas as necessidades”, disse o presidente do CDE/Sebrae e da Faeap, Iraçu Colares.

 

Ele, explica que o objetivo, é que busquem estimular as atividades empresariais, as iniciativas das pessoas que querem empreender, para poder auxiliar na geração de emprego e renda no seu município. “O prêmio é um catalizador, um estimulador dos prefeitos, das equipes das prefeituras no sentido de estimular a atividade empreendedora”, declara o presidente do CDE/Sebrae e da Faeap, Iraçu Colares.

 

Para ele, o Sebrae Amapá cumpriu o seu papel, premiando os vencedores e a partir de agora é se preparar para próxima edição e torcer para que o prefeito empreendedor, na etapa estadual, possa nos representar logando êxito na etapa nacional, evidentemente sempre com pensamento positivo de que é possível para um município pequeno, para um estado pequeno almejar e conquistar esse prêmio.

 

“Parabéns a toda equipe do Sebrae, de todas as áreas engajadas no processo de realização do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2019”, finaliza o presidente do CDE/Sebrae e da Faeap, Iraçu Colares.

 

Macapá

 

O prefeito da capital do Amapá, Macapá, Clécio Luís, vence a etapa estadual, por obter maior pontuação, nas categorias Pequenos Negócios no Campo (Projeto Peixe Vivo) e Desburocratização e Implementação da RedeSimples (Projeto Macapá, Aqui tem Negócio).

 

O Projeto Peixe Vivo, promove o desenvolvimento e fortalecimento da Agricultura Familiar, por meio do fomento e incentivo a produção e comercialização de Peixe em tanque escavado (piscicultura) e hortaliças no Município de Macapá; O Projeto Macapá, Aqui Tem Negócio, implantou uma Central de Atendimento direcionada aos microempreendedores de Microempresa (ME) e Microempreendedor Individual (MEI), agir com segurança nas informações em ambiente agradável e organizado. Oferecer a excelência no atendimento, com celeridade e desburocratização nos processos e acesso aos serviços públicos.

 

Amapá

 

Na Categoria Compras Governamentais de Pequenos Negócios, vence o prefeito do Município de Amapá, Carlos Sampaio, com o Projeto Compra Mais Amapá. O objetivo é melhorar a gestão das compras públicas locais no âmbito da aquisição de gêneros alimentícios (merenda escolar), promovendo um ambiente favorável, diferenciado e simplificado para as microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais do município de Amapá. 

 

Santana

 

Na Categoria Inovação e Sustentabilidade, vence o prefeito do Município de Santana, Ofirney Sadala, com o Projeto Reagir – Alfabetizar para Empreender com o Lixo. O objetivo é realizar atividades que auxiliem no reaproveitamento de resíduos sólidos de forma rentável, promovendo assim autonomia econômica e melhoria na qualidade de vida dos carapirás.

 

Tartarugalzinho

 

Na Categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual (MEI), vence o prefeito do Município de Tartarugalzinho, Rildo Oliveira, com o Projeto Nossa Missão é Fazer Você Crescer.

 

O projeto intensifica e fortalece o atendimento ao MEI, contribuindo para a redução do índice de informalidade no município, para alavancar a economia, apoiar, orientar, capacitar e desenvolver ações de mercado, específicas para o MEI, a fim de que se tenha uma política de inclusão produtiva e desburocratizada. A meta foi a formalização de 100 microempreendedores individuais em 2018; e a Etiqueta do MEI – objetivando a agilidade no processo de registro na prefeitura, em até 30 minutos, visando a simplificação e desburocratização nos processos de formalização, alteração e baixa; Ações de Mercado (feiras segmentadas) visando o fomento à formalização e comercialização de produtos e serviços; Visitas in loco realizadas via Sala do Empreendedor; Programa Técnico para capacitação e orientação específica ao MEI; Contratação de MEIs de forma direta ou indireta.

 

Pedra Branca

 

Na Categoria Empreendedorismo na Escola, vence a prefeita de Pedra Branca do Amapari, Beth Pelaes, com o Projeto Escola Empreendedora.  O objetivo é desenvolver estratégias de ação focada no comportamento empreendedor para alcançar o crescimento e consequentemente o desenvolvimento econômico e social

 

Nacional

 

A premiação nacional na 10ª edição do PSPE será disputada pelos vencedores na fase estadual. Os vencedores da etapa nacional serão conhecidos somente na solenidade de premiação, a ser realizada em Brasília (DF), no dia 5 de junho, quando receberão certificado e troféu.

 

Homenagem

 

Na solenidade do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, as autoridades e o público prestigiaram a homenagem do Sebrae aos municípios, inscritos no prêmio, com a interpretação dos hinos dos municípios, em formato de Pout Pourri orquestrado.

 

A solenidade, na etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, ocorreu na sede da instituição em Macapá, nesta terça (16), às 9h.

 

Autoridades

 

Prestigiaram a 10ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na sede do Sebrae em Macapá, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae (CDE), Iraçu Colares; diretor superintendente do Sebrae, Waldeir Ribeiro; diretora técnica do Sebrae, Marciane Santo; gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Célia Almeida; o prefeito de Cutias/AP, Raimundo Barbosa Amanajás Filho; prefeita de Oiapoque/AP, Maria Orlanda Marques Garcia; prefeito de Macapá, Clécio Luis Vilhena Vieira; prefeito de Santana/AP, Ofirney da Conceição Sadala; prefeita de Pedra Branca do Amaparí /AP, Elizabeth Pelaes dos Santos; prefeito de Tartarugalzinho/AP, Rildo Gomes de Oliveira; prefeito de Laranjal do Jari/AP, Marcio Clay da Costa Serrão; prefeito Carlos Sampaio Duarte; prefeitura Municipal de Amapá; prefeito de Serra do Navio, Elson Belo Lobato; vice-Prefeito de Serra do Navio, Elidomar Soares; prefeito de Vitória do Jari, Raimundo de Alcimar Ney de Souza (Dielson); vice-Prefeito de Vitória do Jari, José Da Assunção; prefeito de Calçoene, Júlio Cesar Buscarons (Sete Ilhas).

 

Conselheiros/Sebrae

 

Conselheiro do Sebrae e presidente do Conselho Superior da Associação Comercial e Industrial do Amapá (ACIA), Nonato Altair Marques Pereira; conselheiro do Sebrae e presidente da Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Femicro/AP), Raimundo Simão Batista; conselheira do Sebrae e gerente geral do Banco da Amazônia da Agência Macapá, Joana Emília Ramos Lima; conselheira do Sebrae e professora Doutora na Universidade Federal do Amapá (Unifap), Sheylla Susan Almeida; conselheiro do Sebrae e superintendente do Banco do Brasil no Amapá, Antônio Leônidas Valente Junior; conselheiro Fiscal do Sebrae e representante da Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Femicro/AP), Antônio Aparecido; conselheiro suplente do Sebrae e diretor administrativo da ACIA.

 

Deputados e secretários

 

Deputada Estadual e presidente da Comissão de Empreendedorismo da Assembleia Legislativa, Marília Brito Xavier Góes; secretário de Estado de Desenvolvimento das Cidades, Antônio Teles Júnior, na solenidade, representando o governador do Estado do Amapá, Waldez Góes; secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Daniel Montagner; conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amapá, Amiraldo Favacho; sub corregedor Geral do Ministério Público, Jair Quintas; diretora geral do Superfácil, Luiza Brito; gerente geral da Agência Setor Público Macapá do Banco do Brasil, Marcelo Reali Adreola; presidente da Câmara Municipal Amapá/AP, Kelley Lobato; superintendente regional do Governo Norte do Banco do Brasil, Adilson Pfleger; ex diretor superintendente do Sebrae no Amapá, João Carlos Alvarenga e diversas autoridades estaduais e municipais.

 

 

Serviço:

Sebrae no Amapá

Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br 

Twitter: @sebraeap

Facebook: /sebraeap

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL