Governo e prefeituras nivelam decreto estadual com medidas mais rígidas



O Governo do Estado e prefeituras alinharam o decreto estadual e os decretos municipais, dando continuidade às medidas de proteção à vida, válidas até o dia 31 de março. O governador do Amapá, Waldez Góes, e os prefeitos de Macapá, Antônio Furlan, e o de Santana, Bala Rocha, detalharam as regras em transmissão ao vivo nas redes sociais nesta quinta-feira, 25.

Waldez Góes reforçou o esforço conjunto para o enfrentamento à pandemia e a necessidade de adotar medidas mais restritivas, por conta do crescente aumento nos números de infecção – nesta quinta-feira, 591 novos casos foram confirmados no estado, que chega à marca de 94.285 pessoas positivadas com o vírus.

“Quanto maior for o engajamento da população, mais rapidamente poderemos inverter a curva de crescimento de infecção e retornar com essas atividades econômicas”, afirmou o governador

O prefeito de Santana, Bala Rocha, destacou o apoio que o governo estadual no combate à pandemia no município.

“Precisamos de união para fortalecer as ações de enfrentamento à covid-19 e proteção à vida da população amapaense. O Governo do Estado tem ajudado bastante Santana para o funcionamento da unidade sentinela e na vacinação”, afirmou Bala.

Os decretos – estadual e municipais – com as medidas válidas em todo o estado estão alinhados às prefeituras e foram republicados.

“Estão idênticos, sem divergências entre prefeituras e governo. Precisamos do apoio de todos neste momento”, disse Furlan durante a assinatura.

O decreto estadual mantém muitas medidas divulgadas anteriormente. Entre as adequações feitas estão as regras para estabelecimentos que trabalham com alimentação, que poderão atuar na modalidade delivery durante todo o período de vigência do decreto.

De 25 a 31 de março, de 8h às 1h, docerias, lanchonetes, hamburguerias, fast food, restaurantes, sorveterias, pizzarias e churrascarias podem fazer entrega de pedidos.

 

Lockdown por mais 7 dias

No final da tarde de quarta-feira (24) um novo decreto estadual prolongou o lockdown em todas as regiões do estado até o próximo dia 31 de março.

De acordo com o governador, a decisão foi tomada após relatório do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (Coesp), comitê que avalia e monitora a situação da pandemia de covid-19 no estado, que apontou Macapá na fase roxa e 14 municípios na fase vermelha – as duas mais graves classificações de risco de contágio.

Regras nos dias 25, 26, 27 e 28 de março

Na quinta e sexta-feira (25 e 26) o horário de funcionamento de supermercados, atacarejos e mini-box é de 7h às 20h – permanece proibida a venda de bebida alcóolica e o limite de 1 pessoa por família no estabelecimento.

No sábado e domingo (27 e 28) apenas estabelecimentos de venda de medicamentos, combustível, gás de cozinha e água poderão abrir. Farmácias e postos de gasolina podem funcionar 24 horas, para venda exclusiva de medicamentos, fraldas e combustíveis. Lojas de conveniência e agrupamentos de pessoas e veículos estão proibidos nestes estabelecimentos. Outros produtos não podem ser comercializados. As revendedoras de gás e água também podem funcionar 24 horas.

Regras nos dias 29, 30 e 31 de março

Presencialmente

Supermercado e atacarejo das 7 às 13h;

Mercantil e Minibox das 10h às 18h;

Padarias com atendimento pague e leve, proibido o consumo no local;

Açougue, peixaria, batedeiras de açaí e revenda de gás e água;

Serviços e clínicas médicas e de exames laboratoriais.

Igrejas e templos de 6h às 20h com apenas 50% de ocupação e no máximo 50 pessoa scom distanciamento e uso de máscara.

Medidas mantidas

Lei seca durante todo o período de vigência do decreto.

Toque de recolher entre 20h e 6h.

Portos estão fechados para desembarque de passageiros.

Academias podem funcionar apenas na quinta-feira (25) e sexta-feira (26), de 6h às 20h. De sábado até quarta-feira (31) devem permanecer fechadas.

Proibição de eventos esportivos, culturais e sociais, passeios e festas em locais públicos e privados; atividades esportivas coletivas, agrupamentos de pessoas e veículos em locais públicos e privados; esportes de contato como jiu jitsu, judô, taekwondo, submission, mma, boxe, muay thai, entre outros.

Permanecem fechados bares, boates, casas de show, teatros, casas de espetáculos, centros culturais e cinemas, clubes, balneários públicos e privados, escolas de dança de salão, balé e similares, shopping center, galerias comerciais e lojas de conveniência.

Igrejas e templos funcionarão na modalidade presencial de segunda a sexta feira, das 6h às 20h, com 50% da taxa de ocupação, até o limite de 50 pessoas, incluindo o celebrante. 

Confira aqui outras medidas e funcionamento de demais atividades

 

Por: Anne Santos /  Foto: Márcio Pinheiro

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL