Com municípios abastecidos, Amapá começa vacinação contra a gripe

Compartilhe:





Após o abastecimento de todos os 16 municípios com a vacina trivalente para o público prioritário, o Amapá deu início nesta quarta-feira, 10, à 21ª Campanha Nacional contra o Influenza. O governo do Estado distribui 197.300 doses para as equipes das prefeituras que ofertam a vacina nas unidades de saúde.

Durante esta semana, a Unidade de Imunobiológicos da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) realiza a entrega da segunda remessa, de 121.710 doses, referentes a todos os grupos da campanha.

Em 2019, o cronograma estabelecido pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde está da seguinte forma: de 10 a 18 de abril: serão atendidas gestantes e crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias. O Dia Nacional de Mobilização será em 4 de maio. De 22 de abril a 31 de maio, a vacina é destinada para crianças, gestantes, puérperas, idosos, professores, profissionais de saúde, pacientes portadores de doenças crônicas, pessoas privadas de liberdade, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e trabalhadores do sistema prisional.

A chefe da Unidade de Imunobiológicos da SVS, Andréa Marvão, destacou o trabalho do Estado junto aos municípios para que a campanha começasse dentro do cronograma estabelecido pelo governo federal.

“Iniciamos com a capacitação dos coordenadores municipais e foi orientada a operacionalização da campanha nos municípios para que todos os grupos prioritários tenham acesso à vacina”, frisou Marvão.

Dia Nacional de Mobilização

De acordo com o superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia, durante o Dia Nacional de Mobilização, o Estado reforçará as ações de imunização disponibilizando um ponto de vacina no Centro de Promoção Humana Frei Daniel Samarate, conhecido popularmente como Capuchinhos, em Macapá.

“Com o abastecimento de todos os municípios dentro do prazo esperado, o Amapá tem todas as condições para mais uma campanha com resultados positivos de cobertura vacinal de nossa população. Estamos trabalhando para que a meta de 90% do público-alvo da campanha seja ultrapassada mais uma vez”, destacou o superintendente.

Em 2018, o Amapá obteve a terceira maior cobertura vacinal do país com 100,35% do público-alvo imunizado. Nos 16 municípios, foram aplicadas mais de 140 mil doses. O desempenho ultrapassou a meta recomendada pelo Ministério da Saúde. Em 2017, o Estado já havia obtido a primeira colocação no ranking de imunização no Brasil, com 156.146 pessoas vacinadas, o que correspondeu a 100,92% da meta do programa.

 

Por: Júlio Miragaia /  Foto: Nathan Zahlouth / SVS

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA COTIDIANO