Amapá alcança 70% da cobertura vacinal contra o Influenza

Compartilhe:





A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) divulgou nesta segunda-feira, 6, que o Amapá alcançou 70,27% de cobertura vacinal do público-alvo da Campanha Nacional de Mobilização Contra o Influenza. O Dia D da campanha aconteceu no sábado, 4, e as informações apuradas de cobertura vacinal são do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.

Os municípios de Tartarugalzinho (95,49%), Pracuúba (94,88%) e Amapá (92,59%) foram os primeiros a ultrapassar a meta de pessoas vacinadas. Entre os públicos prioritários, o de puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) já alcançou a faixa de 113,59% de cobertura e 86,01% dos idosos também já receberam doses da vacina trivalente.

Para reforçar as ações no Dia D de mobilização, o Governo do Amapá disponibilizou um posto de vacina no Centro de Promoção Humana Frei Daniel Samarate, a sede dos Capuchinhos, em Macapá. O trabalho foi organizado pela SVS e foram atendidas 470 pessoas.

Após o Dia D, há ainda um cronograma para imunizar alguns grupos e ajudar os municípios a alcançar a meta de 90% de cobertura vacinal. É o caso dos militares do Corpo de Bombeiros que começaram a ser atendidos na semana passada, assim como os militares da Polícia Militar. O cronograma continua na sexta-feira, 10, com a imunização de policiais civis e, depois, os militares ativos das Forças Armadas.

Segundo a chefe da unidade de Imunobiológicos da SVS, Andréa Marvão, que acompanha o monitoramento da cobertura vacinal, o desempenho do Amapá continua sendo o segundo maior do país, atrás somente do Amazonas, que iniciou sua campanha antecipadamente. “Porém, os municípios devem reforçar o trabalho nos próximos dias para que os grupos prioritários que estejam com baixo percentual avancem”, frisou Marvão.

Em 2019, a Superintendência de Vigilância em Saúde distribuiu 213,7 mil doses da vacina trivalente para os municípios imunizarem os grupos prioritários da campanha.

 

Por: Júlio Miragaia /  Foto: Marta Bezerra/SVS

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA COTIDIANO